Pe. Rubens nov 3, 2022

Dom Luiz Carlos ordenará dez diáconos para a Igreja

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

No dia de São Carlos Borromeu, 04 de novembro, às 19h30, na Catedral, Dom Luiz Carlos Dias ordenará dez seminaristas como diáconos, o primeiro grau do sacramento da Ordem.

O serviço dos diáconos é documentado desde os tempos apostólicos, como relata o livro dos Atos dos Apóstolos (6,1-6) sobre a instituição dos sete homens encarregados do serviço à Palavra, às mesas e aos necessitados. E após vivenciariam a caminhada de estudos e vocacional, os seminaristas: Adão Santana, Bruno Richard de Moraes Ferreira, Cristiano Aparecido Maciel, Davi Celestino Peccin, Giovani Teixeira Ballione, João Vicente de Aquino Junior, Laudemir Antunes de Carvalho Júnior, Ronaldo Cesar Bressan Fazio, Tadeu Aparecido Germano e Vagner Peruchi, serão inseridos ao diaconato.

De origem grega, a palavra diácono significa “aquele que serve, servidor”. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo.

O sacramento da Ordem os marca com um selo que ninguém pode fazer desaparecer e que os configura a Cristo, que se fez diácono, isto é, o servo de todos. Entre outros serviços, pertence aos diáconos assistir o bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia, distribuí-la, assistir o Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.” (CIC 1570).

Conheça os futuros diáconos

Conheça os futuros diáconos:

Seminarista Adão Santana

Seminarista Bruno Richard de Moraes Ferreira