Pe. Rubens out 25, 2022

Seminarista Bruno Richard de Moraes Ferreira

Seminarista Bruno Richard de Moraes Ferreira, nasceu no dia 03 de fevereiro de 1989, na cidade de Araraquara-SP/SP e tem 33 anos. É filho de Paulo Aparecido Ferreira e Teresa de Moraes Ferreira (in memoriam), tendo como irmãs, Sabrina Cristina de Moraes Rodrigues e Monize Ferreira Ignacio. Sua mãe faleceu quando tinha 7 anos de idade e seu pai, após uma vida conturbada, foi viver em São Paulo. Bruno conta com carinho, que em suas lembranças, traz a imagem de quando brincava de celebrar a Santa Missa, na edícula do fundo de sua casa: “Eu ia pra Missa na paróquia, levava embora o folheto com o rito da Missa, e, brincava de celebrar… Utilizava um lençol, como se fosse túnica, e, uma toalha como se fosse estola, amassava o miolo do pão no formato de hóstia, pegava uma taça com suco de uva e celebrava” (risos!) …

Sua vocação nasceu no seio familiar, pois, acompanhava sua avó, desde pequeno, às Santas Missas e aos terços de setores (nas casas). Foi batizado em abril de 1989, tendo recebido sua Primeira Comunhão em dezembro de 1999 e o Sacramento da Crisma em novembro de 2003.

Desde cedo, seu coração aspirava por servir ao Senhor, e, foi assim, que iniciou sua caminhada na Paróquia São Judas Tadeu, em Araraquara, como coroinha e, sequentemente, como acólito. Na referida paróquia, com o passar do tempo, participou do ministério de música servindo nas Santas Missas, foi membro do CAEP, catequista e coordenador do Crisma para jovens e para adultos, coordenador do Grupo de Jovens Geração Avivamento, servo no Grupo de Oração Fonte de Luz, além de auxiliar na pastoral dos Vicentinos e na pastoral litúrgica. Na paróquia Santo Expedito e Nossa Senhora da Abadia, sua atual paróquia de origem, foi Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística e Secretário Paroquial.

Na dimensão vocacional formativa, sua experiência teve início em 2012, quando ingressou no Seminário de Filosofia São João Paulo II, em São Carlos, sob a orientação do Pe. Paulo Henrique Facin (Reitor na época) e de Dom Paulo Sérgio Machado (Bispo emérito). Realizou seu está pastoral nas seguintes paróquias: Santa Isabel (2013) e São Domingos Sávio (2014). Ingressando no Seminário de Teologia São Carlos Borromeu, em Campinas, fez seu estágio pastoral nas seguintes paróquias: Santo Expedito e Nossa Senhora da Abadia (2016), Nossa Senhora de Guadalupe (até junho de 2017), Santo Antônio, em Itapuí (segundo semestre de 2018), Senhor Bom Jesus, em Mineiros do Tietê (2019/2020), Divino Espírito Santo, em Matão (2021) e, atualmente, exerce o ano da síntese na Paróquia Santo Antônio, em Barra Bonita, sob a orientação do Pe. Willian Marcelo da Silva.

Assumiu como lema vocacional para o ministério diaconal: “Amei-te como amor eterno e te atraí com Misericórdia!” (Jr 31, 3).