Pe. Rubens out 26, 2022

Seminarista Giovani Teixeira Ballione

Seminarista Giovani Teixeira Ballione é natural de Piracicaba, São Paulo. Nascido a 03 de abril de 1993, tem 29 anos. É filho de Clodoaldo Ballione e de Roseli Marques Teixeira Ballione e tem como irmão Gustavo Teixeira Ballione. Foi no ambiente familiar que surgiu sua vocação, pois desde seus avós, seus familiares sempre foram muito atuantes na vida eclesial.

Recebeu o batismo em maio de 1993, pelas mãos do Mons. Jorge Simão Miguel que muito o influenciou na caminhada vocacional, tendo recebido a Crisma também das mãos deste padre. Realizou sua catequese entre 2001 e 2003, quando recebeu a Primeira Comunhão. Passada a catequese integrou o grupo de acólitos da paróquia até ingressar no seminário. Ainda criança, sua avó materna, de quem recebeu a devoção a Nossa Senhora Aparecida, o ensinou a rezar o terço e o levava nas rezas de quarteirão, fortalecendo assim sua devoção mariana.

Começou os estudos ainda em 1999, concluindo o Ensino Fundamental em 2007 e o Ensino Médio em 2010. Nesse mesmo tempo desenvolveu outras atividades no ambiente paroquial, tal como cerimoniário, Apostolado da Oração, Pastoral Litúrgica, Catequese de Primeira Comunhão, Crisma e de Adultos, como também foi sacristão e colaborou na secretaria de sua paróquia.

No campo vocacional realizou acompanhamento na Diocese de Piracicaba e posteriormente fez a experiência vocacional no seminário propedêutico do Ordinariado Militar do Brasil em 2014. No ano de 2015 ingressou na Diocese de São Carlos para o curso de Filosofia, pertencendo à Paróquia de São Benedito de São Carlos.

Quando do curso de Filosofia realizou seu estágio pastoral nas seguintes paróquias: São Francisco de Assis em São Carlos (2015); São Benedito, de São Carlos (2016) e São Bento, no primeiro semestre de 2017 e Nossa Senhora das Dores, em Brotas, no segundo semestre.

Tendo concluído a Filosofia em 2017, ingressou no ano seguinte no Seminário de Teologia São Carlos Borromeu em Campinas e cursou Teologia a partir de 2018 na PUC Campinas. Durante os estudos teológicos realizou seu estágio pastoral nas seguintes paróquias: Sant’Ana de Araraquara (2018); Santo Antônio de Pádua de Itapuí em 2019 e 2021; Santa Tereza de Ávila em Ibitinga e São Pedro e São Paulo de Jau em 2020.

Concluindo os estudos teológicos no final de 2021, colou grau de bacharel em Teologia em 2022, realizando seu ano de síntese teológica em 2022 na Paróquia São João Batista em Jaú, onde reside atualmente. Assumiu como lema para a ordenação diaconal “Nele vivemos, nos movemos e somos” tirado do livro dos Atos dos Apóstolos (At 17, 28).