Pe. Rubens out 25, 2022

Semanarista Cristiano Aparecido Maciel

Cristiano Aparecido Maciel é natural de Ribeirão Bonito/SP, primogênito de Benedito Aparecido Alves Maciel e Silvana Aparecida dos Santos Maciel. Nasceu numa terça-feira chuvosa (10/12/1985). Foi batizado na Paróquia Santo Antônio da Vila Prado, em São Carlos (16/03/1986). Fez a Primeira Comunhão na Festa do Padroeiro da Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde (06/08/1996). Recebeu a Confirmação pelas mãos de Dom Joviano de Lima Júnior (17/12/2000).

Tem 2 irmãos de sangue, Adriano e Luciano, e teve 3 irmãos temporários, Vitor Ariel, Isabele e Thaís, esta última vindo a ser definitivamente adotada. Sua família mudou-se para São Carlos em 2004, onde ele cursou, mas sem concluir, o Bacharelado em Física no IFSC da USP (2005-2008). Nesse tempo, trabalhou ativamente na Paróquia São João Batista.

Sua experiência vocacional começou em 2008, quando sentiu-se chamado a seguir mais radicalmente o Santo Evangelho segundo os passos de São Francisco de Assis. Ingressou na Ordem dos Frades Menores (OFM), na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil (2009-2016). Morou e trabalhou em diversas cidades de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e na Missão Franciscana em Angola, na África (2015-2016).

Deixou a Ordem Franciscana em julho de 2016, mas depois de 1 ano e meio de retiro pessoal de reflexão, sentindo ainda o chamado vocacional em seu coração, pediu ingresso no processo formativo da Diocese de São Carlos, sendo acompanhado pelo Padre Marcelo Aparecido Vicentin e pelo então Monsenhor Eduardo Malaspina. Como já houvera concluído o curso de Filosofia junto aos Franciscanos (FAE, Curitiba, 2012-2014), ingressou diretamente na etapa formativa concomitante ao curso de Teologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas (2018-2021).

Exerceu suas atividades pastorais nas seguintes paróquias: Paróquia Senhor Bom Jesus, do distrito de Tapinas, em Itápolis (2018-2019); paróquias de São Sebastião, de Boa Esperança do Sul, e de Sant’Ana e São Benedito, de Trabijú (fev-mar, 2020); Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Jaú (mai-jul, 2020); Paróquia Santo Expedito e Nossa Senhora da Abadia, de Araraquara (2021); Paróquia São Francisco de Assis, de Araraquara (jan-jun, 2022). Desde 10 de junho exerce suas atividades pastorais na Paróquia São Brás, de São Carlos, junto ao Cônego Luís Celso de Souza Biffi. Escolheu como lema de ordenação diaconal: “Fiz-me tudo para todos!” (1Cor 9, 22).