Pe. Rubens out 25, 2022

Seminarista Adão Santana

Lema de ordenação diaconal: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo. (Jo 21, 17)

O seminarista Adão Santana é natural de Alagoas, nascido em 13 de dezembro 1974, tem 47 anos. É filho de Cicero José Santana e Antônia Maria da Conceição Santana. Uma grande família de 12 irmãos e mais de 40 sobrinhos ao todo. Teve desde a infância a mesma formação recebida pelos seus pais, com base nos ensinamentos do Evangelho, valores morais e éticos, dentro da doutrina Católica, valorizando as devoções populares muito divulgadas, por padres franciscanos e padres diocesanos, em Santana do Ipanema, onde morou.

Recebeu o batismo em 28/12/1974, na igreja Nossa Senhora Santana, na cidade de Santana do Ipanema – AL, pelas mãos do cônego Luiz Cirilo Silva. Foi nesta realidade e situação cristã de uma igreja praticamente doméstica, que aprendeu de seus pais os primeiros valores cristãos. Devido a falta de sacerdotes na região, onde morava, recebeu solenemente a Primeira Eucaristia no dia de São Pedro e São Paulo em 29 de junho 1997, na Paróquia Santo Alberto Magno, em Guarulhos-SP. sendo presidida pelo Padre Otacílio Ferreira Lacerda. Foi crismado em 24 de outubro de 1999, na mesma paróquia, por Dom Luiz Gonzaga Bergonzini.

Participando ativamente na capela Nossa Senhora de Fátima, em Guarulhos, recebeu um convite para trabalhar nas pastorais litúrgica e catequética, o qual aceitou imediatamente. Seu desejo era contribuir mais com as pastorais e foi desse modo que escolheu para fazer parte da igreja e ser determinado nos trabalhos, doando-se em tudo que era convidado a participar. Assim foi crescendo na fé, no amor a Deus e aos irmãos, dando passos firmes e verdadeiros no aprendizado catequético como também litúrgico, sendo algo novo para ele, Havia uma equipe empenhada, com a qual se reunia todos os sábados para preparar a liturgia do domingo, escolhendo os cânticos e as leituras que seriam lida na Missa, etc.

Em 02 de Agosto de 2000, entrou no Propedêutico pela a Diocese de Guarulhos. Após esta etapa, foi aprovado para entrar na Filosofia em 2002. Cursando Filosofia pela UNIFAI, na Arquidiocese de São Paulo. Sendo aprovado em Licenciatura Plena, em 2004. Então, seguiu para a segunda etapa de formação no seminário. Iniciou o curso de Teologia em 2005 pela a Faculdade Nossa Senhora da Assunção no Ipiranga, em São Paulo (PUC), terminando em 2008.

Em Guarulhos fez pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Paróquia São Pedro Apóstolo, Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida e Paróquia São Vicente de Paulo. Na Diocese de São Carlos, fez pastoral nas seguintes paróquias:  Paróquia Nossa Senhora da Rosa Mística, Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Paróquias São Pio X e Paróquia São Sebastião, em Borborema, onde está atualmente. Enfim, aí estão as paróquias onde desempenhou com amor e dedicação os seus trabalhos pastorais.