Fiéis do Vicariato São Bento se despedem do Cônego Desan
Com informações de Padre Anderson Rodrigo e fotos de Andreia Pregnolato – Pascom Nossa Senhora das Graças
Na tarde desta segunda-feira, (29), Dom Paulo Cezar presidiu a Missa de Exéquias do Cônego Desan. A missa aconteceu na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Araraquara, Vicariato São Bento. Foi a última paróquia em que o padre Antônio Desan exerceu seu ministério sacerdotal.
A missa foi concelebrada por Dom Eduardo Malaspina, bispo auxiliar, com diversos padres da diocese e iniciada às 15h desta segunda-feira, dia 29 de outubro. A missa contou com a presença de diáconos permanentes e diversos fiéis das mais diversas comunidades da diocese.
Na acolhida, Dom Paulo Cezar nos recordava algumas características do padre Desan, dentre as quais destacava-se sua alegria em sempre servir. Na homilia, Dom Paulo Cezar retomou essa característica do padre Desan e destacou também uma vida doada com leveza e recordou-se da primeira vez em que se encontrou com padre Desan e como sentia forte a leveza na vida e no ministério do padre Antonio.
Dom Paulo Cezar também lembrou de tantas vidas que encontraram e experimentaram a caridade de Cristo em cada sacramento que padre Antonio Desan celebrou. “O presbítero é aquele homem configurado a Cristo”, citou nosso bispo. Em suas palavras, nosso bispo comentava a presença que Cristo vai fazendo na nossa vida, em especial na vida de um presbítero, presença de Cristo, o Bom Pastor.
“Estamos aqui tristes, sim, mas estamos serenos porque celebramos uma vida doada em Cristo e por amor a Ele”, disse Dom Paulo Cezar, que convidou a todos a fazer do momento do ofertório, a grande oferta da vida do padre Antonio Desan. “Entregamos ao Senhor a vida do padre Antonio”.
Estavam presentes também autoridades do município de Araraquara: o senhor prefeito Edinho Silva e alguns vereadores. Também os familiares do padre Antonio Desan se fizeram presentes: todos unidos em oração nesse momento de despedida de nosso irmão, padre Desan, na firme certeza de que um dia nos encontraremos todos na glória do Pai.
Confira como foi a celebração: