Diocese São Carlos nov 15, 2017

Celebração encerra 25ª Assembleia e inicia Ano do Laicato na Diocese

Por Padre Robson Caramano. Foto de Joici Bolsoni

Uma celebração encerrou a XXV Assembleia Diocesana de Pastoral e marcou a abertura do Ano do Laicato na Diocese de São Carlos. O Ano do Laicato tem como tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na “Igreja em saída” a serviço do Reino.

A XXV Assembleia Diocesana de Pastoral que aconteceu na cidade de Araraquara e se encerrou no início da tarde desta quarta-feira, 15, foi fruto de uma necessidade de elaborar um Plano Pastoral Diocesano que proporcionasse a unidade e a comunhão na Igreja Particular de São Carlos, conforme explicou Pe. Marcelo de Souza, Coordenador Diocesano de Pastoral.

Dom Paulo Cezar Costa, nosso Bispo, iniciou os trabalhos nesta manhã com uma fala introdutória acerca dos dois eixos da elaboração do Plano Diocesano de pastoral: Palavra e Missão. Logo em seguida Padre Luiz Sleutjes abortou a importância da Palvra através do Tema: “Igreja Casa da Palavra”. Para ajudar a refletir o segundo eixo da ação evangelizadora Pe. Márcio Coelho refletiu “A transformação Missionária da Igreja”.

Após a explanação dos eixos os delegados puderam conhecer as 14 propostas (7 propostas para Palavra e 7 propostas para Missão) para as atividades pastorais da Diocese, a partir do Plano a ser elaborado. Tendo o conhecimento escolheram uma prioridade de cada eixo.

Na análise de nosso Bispo esta Assembleia foi um momento muito importante para os novos rumos de nossa Diocese: “Agradeço de coração a todos os que vieram e fizeram com que esse momento bonito acontecesse, desde sua preparação, nas discussões nas comunidades para culminar na aprovação das prioridades”- finalizou o Bispo.

De igual forma ressaltou Pe. Marcelo de Souza, Coordenador Diocesano de Pastoral: “Esta Assembleia nos ajudará a ser uma Igreja em Saída, em diálogo com o mundo, como nos pede o Concilio do Vaticano II.”

No início de Dezembro a Equipe de Coordenação Pastoral irá apresentar o texto final da XXV Assembleia Diocesana de Pastoral, com os Planos de Ação para Evangelização na Diocese de São Carlos.

Em breve você confere aqui a cobertura completa desta XXV Assembleia Diocesana de Pastoral.

Leia ainda:

>>>“Somos ainda uma Igreja capaz de aquecer o coração?”, questiona Dom Paulo<<<

>>>Coordenador Diocesano de Pastoral explica caminhada realizada<<<

>>>Igreja no Brasil se prepara para abertura do Ano do Laicato<<<

>>>“Igreja: Casa da Palavra”, reflete Pe. Luiz Sleutjes<<<

>>>A Transformação Missionária da Igreja é tema de conferência na 25ª Assembleia Diocesana<<<

>>>CONFIRA: Prioridades escolhidas para a Ação Pastoral na Diocese<<<