Diocese São Carlos nov 15, 2017

“Somos ainda uma Igreja capaz de aquecer o coração?”, questiona Dom Paulo

Por Padre Robson Caramano. Foto de Joici Bolsoni

Dom Paulo Cezar Costa, nosso Bispo Diocesano abriu a manhã de trabalhos na 25ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Com fala entusiasmada pela perspectiva da Palavra e da Missão, fala iluminada pelo texto Evangelho de João 4, 5-42, nosso Bispo apontou para uma Igreja que necessita de uma intimidade com a Palavra para se tornar ainda mais Missionária.

“Eu gostaria que hoje nos perguntássemos todos: somos ainda uma Igreja capaz de aquecer o coração? Uma Igreja capaz de reconduzir a Jerusalém? Capaz de acompanhar de novo a casa? Em Jerusalém residem nossas fontes: Escritura, Catequese, Sacramentos, Comunidade, Amizade do Senhor, Maria, e os Apóstolos… Somos ainda capazes de contar de tal modo essas fontes que despertem o encanto pela sua beleza?” – Indagou Dom Paulo.

Mais uma vez reforçou o que dissera Papa Francisco: “Por uma Igreja em saída, não uma alfândega.” – A necessidade de nossa Diocese ser uma Igreja em Saída. Afirmou Dom Paulo em sua fala afirmou: “É preciso que as Pastorais estejam com as portas escancaradas.” – Ressaltou ainda Dom Paulo: “É necessário dar forma a comunidades acolhedoras, nas quais todos os marginalizados encontrem a sua casa, a experiências concretas de comunhão que, com a força ardente do amor atraiam o olhar desencantado da humanidade contemporânea”.

Assim concluiu Dom Paulo “que formados pela Palavra nos coloquemos no caminho da missão reconduzindo as pessoas a Jerusalém onde estão os grandes bens da nossa Salvação.”

Em breve a fala na íntegra.