Pe. Rubens out 21, 2020

PAPA FRANCISCO NOMEIA DOM PAULO CEZAR COSTA COMO NOVO ARCEBISPO DE BRASÍLIA

Por Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos / Foto: Felipe Campos

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (21), Dom Paulo Cezar Costa Arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Brasília, na Capital Federal do Brasil.

O anúncio da transferência e nomeação para a Arquidiocese de Brasília foi publicado no Boletim de Imprensa da Santa Sé ao meio dia do horário de Roma, 7h do horário de Brasília.

A posse canônica está marcada para 12 de dezembro de 2020, o anúncio da data foi feito na mensagem de Dom Paulo aos fiéis de São Carlos – SP. Até sua posse no Distrito Federal, Dom Paulo segue responsável pela administração da Diocese de São Carlos.

PALAVRAS DE DOM PAULO

Darei, até o último momento, o melhor de minhas forças…”- Mensagem à São Carlos

Dom Paulo, em mensagem ao povo da Diocese de São Carlos, agradeceu o carinho e acolhimento e demonstrou quanto é grato pela vida de cada membro vivo desta Igreja Particular. Em um tom de afeto e recordações o Bispo ressaltou sua chegada e suas ações na Diocese: “Percorremos um caminho pastoral; conseguimos várias realizações administrativas, tentamos crescer no relacionamento com a sociedade e na prática da caridade”, afirmou Dom Paulo, que demonstrou gratidão, também, a Dom Eduardo Malaspina: “Neste percurso, Papa Francisco nos deu um auxiliar, Dom Eduardo Malaspina, que me foi de grande ajuda no Governo da nossa Diocese

Sua posse em Brasília deverá acontecer no dia 12 de dezembro, até lá Dom Paulo segue na administração da Diocese de São Carlos: “Continuarei administrando a Diocese de São Carlos até o dia 12 de dezembro, quando tomarei posse da minha nova missão em Brasília. Darei, até o último momento, o melhor de minhas forças para que esta Igreja continue a ser bonita, evangelizadora e missionária”.

Confira na íntegra a mensagem para os fiéis da Diocese de São Carlos

“Quero, com vocês, fazer uma única coisa: a vontade de Deus”- Mensagem à Brasília

Além da mensagem aos cristãos de São Carlos, Dom Paulo também escreveu uma mensagem ao povo para o qual ele foi designado pastor, o início desta carta traz o desejo do arcebispo eleito de respeitar a história e o trabalho já realizado na Arquidiocese de Brasília: “Vou com a disposição de vos conhecer, amar e doar o melhor de minhas forças para que o Evangelho de Jesus Cristo possa ser conhecido, amado e testemunhado” – escreveu Dom Paulo.

Em comunhão com a Igreja de Roma, o Arcebispo Eleito tem como objetivo a concretização do desejo do Papa Francisco para a promoção da cultura do encontro, sobre isto cita Dom Paulo: “A cultura do encontro se caracteriza pela capacidade de

diálogo dos diversos atores da vida de uma sociedade para o seu bem. A cultura do Diálogo nos ajudará a continuarmos a construir uma sociedade mais humanizada, mais à altura da grandeza da dignidade humana”.

Dom Paulo finaliza sua carta ao povo da Arquidiocese de Brasília pedindo: “Peço que me esperem numa atitude de oração. Rezem para que eu possa ser com vocês presença do Bom Pastor, Jesus Cristo. Com a oração tocamos o mistério amoroso de Deus. Quero, com vocês, fazer uma única coisa: a vontade de Deus.

Confira na íntegra a mensagem para os fiéis da Arquidiocese de Brasília

CONHEÇA DOM PAULO

Natural de Valença (RJ), dom Paulo Cezar Costa nasceu em 20 de julho de 1967, filho de Geraldo Manoel da Costa Amaral e Maria Alice Miranda Amaral. Possui graduação em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), Mestrado (1998) e Doutorado (2001) em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Foi ordenado presbítero aos 5 de dezembro de 1992. Em seu ministério presbiteral, foi vigário paroquial, pároco, reitor do Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu (RJ). Colaborou na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como membro do grupo de peritos da Comissão Episcopal de Doutrina e membro do Instituto Nacional de Pastoral.

Também atuou no âmbito acadêmico: na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), foi professor titular, coordenador e diretor do Departamento de Teologia. No Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, foi professor e diretor. Ainda exerceu docência no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e na Escola Teológica São Bento (ETSB).

Em 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ). Durante o quadriênio 2011-2015, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. Na realização da JMJ-2013, atuou como diretor administrativo.

Em 22 de junho 2016, foi nomeado 7º bispo da diocese de São Carlos pelo Papa Francisco. Sua posse canônica ocorreu no dia 6 de agosto daquele ano, na Catedral de São Carlos. Atualmente, é integrante do grupo de bispos consultivos do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam); presidente do Grupo de Análise de Conjuntura Eclesial da CNBB; responsável pelo Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB; referencial para o Instituto Nacional de Pastoral Alberto Antoniazzi (Inapaz); membro do Conselho Permanente da CNBB; membro da Pontifícia Comissão para América Latina e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.