Diocese São Carlos jun 19, 2017

Encontro Vocacional acontece e Diocese aponta para reabertura do Propedêutico

Por Padre Robson Caramano

Neste final de Semana a Equipe de Formação do Seminário Maior de Filosofia João Paulo II realizou um encontro vocacional com alguns jovens que já haviam realizado o encontro no mês de maio.

<<Primeiro encontro Vocacional de 2017>>

Dom Paulo Cezar esteve no encontro e teve a oportunidade de refletir com os jovens a figura do Discípulo amado na perspectiva do documento preparatório do Sínodo dos Bispos que acontecerá no ano de 2018.

O encontro deste final de semana aconteceu com o objetivo de convidar alguns jovens para iniciarem uma caminhada vocacional dentro da proposta formativa da Diocese.

Com este encontro o Bispo, juntamente com a Equipe de Formação, discutem a reabertura no Propedêutico em nossa Diocese, etapa esta que se encontrava desativada no processo formativo desde 2015 em nossa Diocese.

Assim que oficializado o início do Propedêutico e os vocacionados que o integrarão este Portal se compromete em comunicar, para que o Povo de Deus de nossa Igreja Particular possa estar em unidade de oração pela edificação do Reino.

Seminário Propedêutico

Se trata do primeiro período do tempo de formação para o Sacerdócio. É um tempo introdutório, não deixando de ser um momento de discernimento também, para a entrada definitiva no Seminário Maior, para as etapas de formação filosófica e teológica.

De forma resumida, é um período em que se começa a entrar no ritmo da vida acadêmica, da vida de oração, da vida comunitária e fraterna e do amadurecimento humano-afetivo que se terá de forma mais intensa no Seminário Maior e, por fim, na vida ministerial.