Diocese São Carlos maio 8, 2018

Diocese de São Carlos e o Plano de Pastoral Diocesano

Da Redação, Com informações do Padre Marcelo Souza- Coordenador Diocesano de Pastoral

No tempo em que celebramos o Mistério da Redenção, Tempo Pascal, nossa Igreja Diocesana implanta o Plano Diocesano de Pastoral para os anos de 2018 e 2019 nos quatro vicariatos. Com o lema “Igreja, Casa da Palavra e da Formação do Discípulo Missionário” desejamos que toda diocese se torne intima da Palavra de Deus e Missionária.

“Uma igreja que vive da Palavra é uma Igreja Missionária, uma Igreja em saída. Porque a Palavra de Deus forma homens e mulheres livres e operantes e Ela ouvida e acolhida forma amigos e amigas de Deus” (Dom Paulo Cezar Costa).

Ser uma Igreja Discípula Missionária, como nos pede a Conferência de Aparecida, ou seja, uma IGREJA EM SAÍDA, como nos convoca o Papa Francisco compete abraçar grandes desafios. Diante desses apelos a XXV Assembleia Diocesana, acontecida no dia 15 de novembro de 2017, no auditória Dr. Nelson Barbieri, em Araraquara, elegeu 14 proposta de trabalhos, dentre as quais sete na dimensão da Palavra e sete na dimensão da missão, as duas mais votadas se tornaram prioridades diocesana.

Nos dias 23 de abril (Vicariato São Carlos Borromeu), 25 de abril (Vicariato Senhor Bom Jesus), 26 de abril (Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio) e no dia 9 de maio (Vicariato São Bento) a Coordenação de Pastoral juntamente com os senhores bispos reuniram-se com os CPPs (Conselhos Diocesanos de Pastorais Paroquiais) para estudar e dinamizar os trabalhos que devem ser desenvolvidos a partir do Plano Diocesano.  Utilizando uma metodologia que facilite o desenvolvimento do Plano de Pastoral nas suas 14 propostas foram apresentadas da seguinte forma: ONDE – lugar de desenvolvimento; QUEM – responsabilidade; QUANDO – tempo para desenvolvimento da proposta e COMO – material usado (material disponibilizado para dowload).

Plano Diocesano de Pastoral

Neste ano Nacional do Laicato pedimos pelo compromisso e consciência de todos os leigos e leigas de nossa diocese. Esses assumindo seu papel de Sujeitos Eclesiais tornam o plano de letras revestido de carne em cada igreja paroquial. Pedimos que o Espírito de Deus ilumine os sacerdotes e diáconos que, juntos às suas comunidades, possam ser instrumentos de construção de uma Igreja da Palavra e Missionária, sobretudo nos lugares de maiores desafios evangelizador.

Pe. Marcelo Aparecido de Souza

Coordenador Diocesano de Pastoral