Pe. Rubens set 11, 2023

Bispo Diocesano apresenta projeto de reforma para a casa de Emaús

Na manhã de sábado (09), o Bispo Diocesano se reuniu com movimentos e pastorais para a apresentação do projeto de reforma da “Casa de Emaús”.

A casa de retiros já tem mais de 50 anos a serviço da Evangelização da nossa diocese. Com o espaço afastado do barulho e da correria urbana, a “Casa de Emaús” foi a sede oficial das “Assembleias Diocesanas” e outras reuniões importantes para a centenária diocese.

Na ocasião, representantes dos mais diversos movimentos que estão na diocese se fizeram presentes. Partindo da oração, onde foi lido o Evangelho dos discípulos de Emaús, o Bispo Diocesano fez uma exortação aos presentes sobre o encontro transformador com o Ressuscitado e sobre a iniciativa da reforma daquele espaço, que chamou de “místico”.

Em seguida, a arquiteta da obra, sr.ª Dagmar Bizinotto, apresentou o projeto a todos os presentes. Sua explicação demonstrou a preocupação arquitetônico em demonstrar que a Casa de Emaús segue um tríplice itinerário: acolhida, espiritualidade e ensinamento.

O projeto, que contempla toda a casa, segue a reforma a partir do primeiro eixo, que já se encontra avançado, a saber: cozinha e refeitório, área de serviço, capela e sala de palestras. Os demais eixos deverão ser feitos conforme a obtenção de recursos, que é totalmente proveniente de doações dos diocesanos.

Pe. Nelson Ramos, ecônomo da diocese, apresentou de forma simples um balanço de tudo que foi feito, sobretudo no massivo investimento, aproveitando todas as estruturas já existentes, a fim de otimizar a obra e diminuir seus gastos.

Ao final da apresentação, os presentes puderam passear pelas dependências da casa, sobretudo as que estão no primeiro eixo, já em fase de reforma, orientados e acompanhados pela arquiteta, e sua explicação.

Da Redação; colaboração Seminarista Daniel Andricioli