Pe. Rubens jun 1, 2023

Diocese investe em reforma para proporcionar lugar de retiro

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Casa de Retiros Emaús, em Araraquara, está em obras de reforma. O processo de reestruturação de suas instalações irá melhorar os ambientes da casa e proporcionar mais conforto para as pessoas ao participarem de retiros e outras atividades na casa.

O espaço foi fundado em 1971, pelo Cursilho de Cristandade de Araraquara e doado à Mitra Diocesana de São Carlos em 2015. A Casa de Emaús já levou muitos fiéis a vivenciarem a experiência do encontro com Deus, assim como fizeram os discípulos de Emaús, no relato bíblico do evangelista Lucas (Lc 24, 13-35).

O projeto de reforma, sob a orientação do Bispo Diocesano – Dom Luiz Carlos Dias, do Padre Nelson Ramos – Ecônomo da Diocese, e da arquiteta Dra. Dagmar Bizzionotto, irá contemplar toda a atual estrutura, adequando-a às novas exigências legais, como a de acessibilidade e de prevenção contra incêndio. A reforma da cozinha já está bem avançada, o refeitório teve sua capacidade aumentada, e uma portaria está sendo construída. A capela, no coração da casa de encontros, já passa por adequações, o auditório interno será ampliado, e para a hospedagem, o projeto atual prevê 50 quartos para duas e três pessoas, com banheiros internos.

A arquiteta conversou com nossa reportagem, e disse: “Essa é uma reforma que possibilitará 50 quartos na casa, hospedando 130 pessoas. O novo refeitório vai acolher 220 pessoas, haverá também uma primeira sala de palestra que irá atender 250 pessoas, e um salão que vai atender 920 pessoas”, disse Dagmar.

“ A Diocese está fazendo essa reforma para que possa receber as pessoas com mais conforto e terem a casa de Emaús, como instrumento de Deus para palestras com encontros e eventos”, finalizou a arquiteta.

Cercada pelo bosque, a Casa de Emaús terá toda infraestrutura para realização dos mais diversos tipos de eventos, mas a prioridade será para os movimentos e reuniões do clero e das diversas pastorais da diocese. Um lugar ideal para quem procura paz e tranquilidade para o encontro com Deus, segundo a intenção dos criadores desse importante espaço. Para atender esse propósito, a área verde existente será preservada, e haverá um projeto de jardinagem.

O trabalho em execução foi iniciado considerando as necessidades pastorais da diocese, e com os auxílios da Providência de Deus, já apresenta evolução animadora. No entanto, a continuidade das obras e consecução do processo de readequação da Casa de Emaús, demandará empenhos para angariar os recursos suficientes.

confira como está atualmente:

Banheiro atualmente
Dormitório atualmente
Capela atualmente
Telhado da Capela atualmente
Capela externa atualmente
Novo espaço da cozinha em reforma
Novo espaço do refeitório em reforma
Frente do refeitório em reforma
Lateral do refeitório em reforma
Cozinha em reforma
Telhado atualmente
Parte externa da Capela já em reforma

Como vai ficar após a reforma?