Diocese São Carlos out 1, 2018

1º Mutirão Diocesano de Comunicação discutiu relações entre Comunicação e Evangelização

1º Mutirão Diocesano de Comunicação discutiu relações entre Comunicação e Evangelização

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos – Fotos Daniele Parra e Daniel Silva

Pasconeiros e pasconeiras dos quatro vicariatos que compõem a Diocese de São Carlos reuniram- se no Mosteiro do Paraíso, Agromonges, em Torrinha (SP), para o 1º Mutirão Diocesano de Comunicação. O evento reuniu mais de cem agentes da Pastoral da Comunicação, no domingo (30).

O Encontro refletiu acerca das relações entre Comunicação e Evangelização. Iniciado com momento de espiritualidade e intimidade com o Senhor.

O 1º Mutirão Diocesano de Comunicação foi conduzido pelo leigo, Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação, Sidney Prado e animado pelos jovens da Comunidade Aliança de Misericórdia.

As conferências contaram com a presença de professores, doutores e especialistas, como o Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação, Padre Ramon Aparecido Ramos, que falou sobre: Trindade, Mistério de comunhão e dimensão trinitária.

Padre Antônio Rodrigues Alves, que é Assessor Eclesiástico da Pastoral da Comunicação na Sub-Região Campinas, fez questão de estar presente e ponderou com os Pasconeiros e Pasconeiras sobre a temática: Cristãos leigos e leigas, comunicadores da verdade.

Por fim, Padre Robson Caramano, Assessor de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos, encerrou as conferências falando sobre a Igreja Midiatizada.

Durante o Encontro aconteceu, ainda, o 1º Concurso Diocesano de Fotografia, que teve como tema: “Fotografia, Olhar e Fé”. Este teve por finalidade demonstrar como a fotografia pode ser usada como instrumento de evangelização, proporcionando ao expectador uma verdadeira experiência de Fé.

Padre Ramon Ap. Ramos destacou, à nossa reportagem, que o encontro foi muito favorável: desde o local, a estrutura, bem como os temas das palestras: “Não faltou espiritualidade… Foi um encontro onde reunimos a espiritualidade, formação e entretenimento, com brindes e brincadeiras, contando com a generosa colaboração da Comunidade Aliança de Misericórdia”, disse.

“Tudo favoreceu para que o encontro ocorresse de maneira tranquila, onde os Pasconeiros e Pasconeiras pudessem se interagir entre vicariatos. O encontro teve um espírito diocesano de quatro vicariatos se tornando uma única família. Os agentes de comunicação da Diocese de São Carlos”, enfatizou o Assessor Diocesano da Pastoral.

Padre Ramon disse da importância da Pascom para uma Diocese: “A Pastoral da Comunicação é importante na vida de uma Diocese e na vida da Igreja. O trabalho da Pascom vai além de técnicas e uso das mídias sociais: deve fomentar a formação, a espiritualidade e a reflexão para a compreensão da verdade, utilizando dos meios de comunicação sobretudo as redes sociais, para anunciar e comunicar o evangelho de Jesus Cristo”, concluiu.

Para Sidney Prado este primeiro encontro teve como objetivo principal fortificar, ainda mais, o trabalho de articulação onde já existe a presença da Pascom e implantar a pastoral nas paróquias onde ainda não existe: “ Enquanto leigo coordenador para a Pastoral da Comunicação, meu desejo é de ajudar e contribuir para a comunicação, para que ela seja, de fato, caminho de evangelização e também de transformação social, mais do que aprimorar a parte técnica, é gerar consciência que um agente de Pascom comunica a mensagem da Igreja e comunica Jesus Cristo ”, ressaltou.

“Nosso compromisso, enquanto Pasconeiros e Pasconeiras, é ajudar as pessoas a entender que a Pastoral da Comunicação não é apenas fazer coisas de comunicação, mas viver a comunicação e ter abertura para o outro, sendo uma pastoral que se comunica em eixo transversal que está diretamente ligada com as demais pastorais e movimentos de sua comunidade paroquial.”, encerrou.

Antes da Santa Missa de Envio dos Comunicadores, o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, enfatizou aos agentes a importância de se comunicar em unidade, interagindo com o Setor de Comunicação da Diocese, que tem se empenhado para integrar todos os meios de comunicação como site, Rádio SDS 93,3 FM, Revista Unidade e páginas no facebook.

A Missa

A celebração teve início às 15h, sendo Presidida por Dom Paulo Cezar Costa e concelebrada por demais sacerdotes presentes. Antes da benção final, o Bispo Diocesano, fez o Rito de Envio dos Pasconeiros e Pasconeiras, abençoou e entregou bottons e certificado de presença dos participantes do primeiro Mutirão Diocesano de Comunicação, promovido pela Coordenação Diocesana.

 

Em 2019, tem a 2ª Edição do Mutirão Diocesano de Comunicação, esperamos por você!

 

Confira algumas fotos do encontro:

1º Mutirão Diocesano de comunicação

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.