Pe. Rubens fev 26, 2020

VOCÊ SABE O QUE É TEOLOGIA?

A teologia é, como o próprio nome diz (teo-logia), um estudo ou o conhecimento sobre Deus. É possível conhecer a Deus sem a teologia, mas o aprofundamento desse saber se dá através de uma ciência teológica, que possui um método próprio.

Como é possível “estudar Deus”? A teologia tem por objeto de estudo a fé em Deus e sua atuação na história, ou seja, se trata de conhecer a Deus a partir das suas manifestações objetivas na história do mundo e da humanidade e das experiências pessoais (subjetivas) de quem professa a fé.

É preciso ter fé para estudar teologia? Não é possível fazer um aprofundamento acerca do saber sobre Deus sem acreditar em sua existência, e mais, é preciso ter um referencial preciso. Isso quer dizer que para fazer teologia católica é preciso ser católico, pois o referencial será a Bíblia e a interpretação que a Igreja fez dela, bem como o uso instrumental das outras ciências como colaboradoras. Se for fazer teologia protestante a base será outra, pois terá a Bíblia, assim como nós, mas não utilizará a interpretação da Igreja.

Quem pode fazer teologia?

Todas as pessoas que tem fé em Deus, professam a sua fé dentro de uma comunidade/Igreja e desejam aprofundar o seu conhecimento sobre a ação de Deus na história e em sua vida.

QUER CONHECER MAIS SOBRE A TEOLOGIA, SOBRE A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO E DA IGREJA? VENHA CONOSCO PARA A EDiT (Escola Diocesana de Teologia)!!!

Para mais informações, acesse o portal ou curta a página no facebook: