Pe. Rubens set 22, 2023

Violência religiosa em São Carlos

A paz esteja convosco!

A violência é um dos grandes males que assola nossa sociedade, fato constatável nos noticiários, redes sociais e nas pautas das políticas de segurança pública.

Mas de modo particular, preocupa a de cunho religioso, incitando ódio e atitudes violentas para com grupos de diversas tradições religiosas, como o ato ocorrido em São Carlos, SP, na quarta-feira, dia 20 de setembro, por volta das 20h30, numa Casa Espírita, localizada na rua Jesuíno de Arruda. Este fato se inscreve no espectro daqueles que devem receber o repúdio de todos, gerar reflexões e ações que coíbam de vez ações semelhantes, pois não cooperam para o avanço de uma sociedade justa e pacífica, desejo de todos.

A Igreja Católica é contra toda e qualquer forma de violência, principalmente a religiosa, pois esta vai contra o mandamento do amor expresso em João 13,34, e também fere seus princípios, sobretudo o de promover e resguardar o direito da pessoa humana à liberdade religiosa.

O Papa Francisco na Carta Encíclica Fratelli Tutti, sobre a ‘fraternidade e a amizade social’, no parágrafo 282 em diante enfatiza que “a violência não encontra fundamento algum nas convicções religiosas fundamentais, mas nas suas deformações e que a violência desencadeada em alguns grupos de qualquer religião é devido a imprudência de seus líderes, pois o culto sincero a Deus não leva a discriminação, ao ódio, mas ao respeito pela sacralidade da vida em suas diversas formas de se manifestar.”

Que a intolerância religiosa seja combatida por meio de projetos e pela lei, mas especialmente na hodierna sociedade é preciso avançar a educação para a paz, construindo-a diariamente no relacionamento pacífico em meio à rica diversidade existente e às várias dimensões da vida em sociedade.

Hebert de Souza, também conhecido como Betinho, afirmou que a abertura à diversidade, gesta a realização plena de igualdade sem suprimir as diferenças, a criatividade a liberdade e o desenvolvimento pleno das potencialidades de todos.

E por fim, lembremo-nos de um dos núcleos do anúncio de Jesus Cristo pelo Apóstolo Paulo, “Ele é a nossa paz: de ambos os povos fez um só, tendo derrubado o muro de separação e suprimido em sua carne a inimizade” (Ef 2,14).

Dom Luiz Carlos Dias

Colaborou assessor diocesano para o Ecumenismo e

Diálogo Inter-Religioso – Pe. Rene José de Souza

Violência religiosa em São Carlos