Vinde Espírito de alegria, vida, paz e ternura!

Pentecostes culmina o tempo Pascal com a Festa da Nova Criação, que celebra e atualiza o derramamento e efusão do

Pentecostes culmina o tempo Pascal com a Festa da Nova Criação, que celebra e atualiza o derramamento e efusão do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria a Mãe de Jesus, sobre toda Igreja e o mundo inteiro, trazendo a vida nova do Ressuscitado, Primogênito da Terra resgatada do mal e da morte.

O Espírito vem nos encorajar para tornar-nos apóstolos decididos a testemunhar com a vida e sinais portentosos a presença transformadora de Cristo. E a Igreja o Povo da Vida Nova assume sua missão de ser e fazer acontecer um permanente Pentecostes renovando a humanidade e libertando a história das correntes e estruturas que desumanizam e nos afastam do amor de Deus.

O Espírito não só nos faz desejar a santidade, mas compartilhá-la com a beleza e vigor dos carismas, dons, e graças que impulsionam a Igreja em um constante movimento de saída evangelizadora. Quando o Espírito sopra, toda a Criação retoma o esplendor primordial e transparece a misericórdia infinita do Pai.

Estes dias em que com o coração apertado e certamente apreensivos diante da tragédia do povo rio-grandense, o Espírito nos faz abrir as mãos para ajudar e partilhar, mas também nos leva a participar da nossa responsabilidade comum de guardiães e jardineiros da Terra, protegendo a vida, as águas, os solos, os biomas tornando a vida possível e fecunda.

Que o Espírito nos conduza uma vez mais a fazer de toda a Terra uma arca da aliança, imitando a Noé na sua ternura e cuidado para com todas as espécies. Intercedamos pedindo ao Espírito que nos preparemos bem para celebrar e fazer ecoar a primeira década da Laudato Si, animar com estas diretrizes de justiça climática a COP de Belém em 2025, e sermos no jubileu do ano vindouro

Testemunhas e Peregrinos da Esperança, da esperança que não decepciona porque está alicerçada na Ressurreição de Cristo. Clamamos com toda humanidade e todas as criaturas Vinde, Espírito Criador!

(Vatican News – Dom Roberto Francisco Ferreria Paz – Bispo Diocesano de Campos)

Compartilhe

Destaques

Destaque, Notícias
Destaque, Notícias

Giro Diocesano

Notícias relacionadas

Destaque, Notícias

10 de abril de 2026

Giro Diocesano, Notícias

10 de abril de 2026

Giro Diocesano, Notícias

10 de abril de 2026

Giro Diocesano, Notícias

09 de abril de 2026

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem sua jornada de fé.