Pe. Rubens dez 18, 2021

“Vim para servir” Dom Luiz Carlos assume a Diocese de São Carlos

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos | Fotos: Daniel Silva e Reiza Lopes

Na manhã deste sábado (18), aconteceu a posse do novo Bispo de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias. Respeitando os protocolos sanitários exigidos no momento devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Missa de Posse Canônica foi marcada por emoção, otimismo e fé.

A Catedral de São Carlos acolheu familiares do Bispo, bem como o Cardeal Dom Odilo Scherer, da Arquidiocese de São Paulo, juntamente com Arcebispos e Bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, representantes e autoridades da sociedade civil e militar, além de fiéis de diversos municípios da Diocese.

Ao chegar à Igreja Mãe da Diocese, Dom Luiz Carlos foi recepcionado por diversos padres e bispos. Em seguida, dirigiu-se à Capela do Santíssimo para momento de adoração e recebeu a água benta, para a aspersão nos presentes.

A posse

No início da Celebração Eucarística, foi lida a bula de nomeação e posse, assinada pelo Papa Francisco. Em seguida, foi feita a assinatura da ata de posse pelo novo bispo.

Em suas primeiras palavras como Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias agradeceu ao Papa Francisco por ter lhe escolhido para pastorear a Igreja de São Carlos: “Ele me confiou uma diocese centenária, muito bem estruturada, com tradição eclesial respeitável e presença significativa nas cidades nas quais estão instaladas as 129 paróquias”, enfatizou.

Dom Eduardo Malaspina – que, nesse ato, passa a ser Bispo Auxiliar da Diocese – agradeceu o Colégio de Consultores por este um ano junto a ele na administração da diocese e acolheu o oitavo bispo Diocesano: “Gratidão, Dom Luiz, por aceitar a missão de trazer aos nossos diocesanos a Palavra de Salvação deste Alguém de Quem não somos dignos nem de desamarrar suas sandálias”, referindo-se a Nosso Senhor Jesus Cristo, e finalizou colocando-se à disposição para colaborar no episcopado de Dom Luiz Carlos.

O novo bispo recebeu saudação e sinal de obediência por padres, diácono, religiosa e fiéis que representaram a Diocese de São Carlos.

Homilia

“Tenho a alegria e a graça de iniciar hoje a minha missão apostólica como 8º bispo da Diocese de São Carlos” – foi isso o que afirmou Dom Luiz Carlos no início de sua homilia. O presbítero destacou: “Eu vim para servir”.

“Este enfoque no servir tem me ajudado no ministério e me convida à conversão constante aos interesses da Igreja e dos irmãos e irmãs aos quais sou enviado. Conto com a oração de todos para eu ser fiel ao lema que o Senhor me inspirou”, enfatizou o bispo empossado.

Com o desejo de ser próximo dos presbíteros, diáconos permanentes, religiosos e religiosas, seminaristas, assim como dos coordenadores de comunidades, movimentos e pastorais, declarou que, o quanto antes, quer visitar as comunidades paroquiais da Diocese: “Pretendo me aproximar dos vários seguimentos com responsabilidades sociais, pois o momento de crise econômica, pela qual passa o país, reclama esforços de todos os seguimentos da sociedade para a superação de graves problemas legados pela pandemia. E não nos esqueçamos da urgência que o cuidado da Casa Comum requer, por meio de uma ecologia integral”, finalizou Dom Luiz Carlos.

Ao final da ação litúrgica o Bispo foi acolhido por Arcebispos, Bispos, Padre e Leigo com saudação de boas vindas e feliz pastoreio na Diocese de São Carlos:

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer

Dom João Inácio Müller, Arcebispo Metropolitano de Campinas

Dom Edmilson Amador Caetano, Vice-Presidente do Conselho Episcopal Regional Sul 1 – CNBB

Padre Jorge Nahra, representante dos presbíteros da Diocese de São Carlos

Jorge Carrara, falou em nome dos fiéis da Diocese

Confira algumas fotos da celebração, o álbum será atualizado na segunda – feira 20/12:

Posse de Dom Luiz Carlos Dias

Confira como foi a celebração: Transmissão Daniel Fernando e Tiago Cunha