Pe. Rubens fev 4, 2019

Vigário Geral da Diocese Padre Ghidelli toma posse como novo pároco da Catedral de São Carlos

Com informações e fotos de Orlando Sprenger Lobo – PASCOM – Catedral de São Carlos Borromeu

Na última sexta-feira (01) a Catedral de São Carlos Borromeu, vivenciou um momento muito especial em sua centenária história: a posse do seu novo pároco  Pe. Marcos Antônio Ghidelli  nomeado no dia 04 de Dezembro de 2018.

Também foram empossados, os padres Celso Maximino José, e José Carneiro de Oliveira Filho (Zezinho), que assumem função de Vigário Paroquial da Catedral.

Em belíssima procissão, entoando hinos de louvor a Deus, fiéis da Paróquia São Benedito acompanharam Pe. Marcos Ghidelli, até a porta da Catedral. Com a igreja totalmente tomada de fiéis da cidade, convidados, e autoridades locais, foi iniciado a solene Celebração Eucarística presidida por Dom Paulo Cezar Costa, nosso Bispo Diocesano.

Logo ao início, Dom Paulo saudou a todos os presentes, e discursou palavras de agradecimento por todo o trabalho prestado pelo pároco anterior, Pe. José Luis Beltrame.

Em seguida, o Diácono Pavan fez a leitura da provisão canônica de posse do Pe. Marcos Antônio Ghidelli como novo pároco da Catedral de São Carlos Borromeu; sendo que o mesmo, na sequência, publicamente, fez a sua profissão de fé.

No momento da Aclamação ao Evangelho, Dom Paulo entrega o Evangeliário ao novo pároco dizendo que é sua Missão proclamar a Palavra.

Em sua homilia, nosso Bispo Diocesano destacou a grandiosidade do Reino de Deus, que através da pequena semente que é a Palavra, germina em nossos corações e cresce no amor. O evangelho citava que “O Reino de Deus anunciado por Jesus é comparado com alguém que espalha a semente sobre a terra”; através desta parábola, compreendemos que nós Cristãos, temos o dever de cultivar a semente de amor que é plantada em nossos corações, cuidando para cresça cada vez mais, e possa assim ser compartilhada.

Em analogia ao evangelho da celebração, ressaltou que é a Missão do Pároco levar a todos a Santa Palavra, atuando como semeador. Finalizada a Liturgia da Palavra, houve a entrega dos “símbolos visíveis” da função de Pároco:

Representantes da comunidade da Catedral de São Carlos trouxeram em procissão a chave da Igreja; A chave do Sacrário (aqui houve um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento); Os instrumentos para a Celebração do Batismo; A estola roxa. Sendo entregue tais objetos, Pe. Marcos Ghidelli fez o juramento de Fidelidade as normas da Santa Igreja.

Após a Comunhão, o Diácono Pavan fez a leitura da provisão canônica de posse do Pe. Celso Maximino José, como novo Vigário Paroquial da Catedral de São Carlos Borromeu; que recebeu os cumprimentos de Dom Paulo, e Padre Ghidelli.

Em seguida, Pavan fez a leitura da provisão canônica de posse do Pe. José Carneiro de Oliveira Filho, também como novo Vigário Paroquial da Catedral de São Carlos Borromeu; recebendo também os cumprimentos de Dom Paulo e Padre Ghidelli.

Em gesto de carinho e agradecimento, representantes da comunidade fizeram um discurso de acolhida ao novo Pároco e aos Vigários, presenteando a eles e também a Dom Paulo Cezar.

Na sequência, o novo Pároco fez o seu discurso de agradecimento, o qual recebeu uma imensa salva de palmas. Durante seu discurso, Padre Marcos Ghidelli apresentou para a comunidade alguns de seus familiares que estavam presentes na celebração, e de forma emocionada, contou o quanto se sente honrado em assumir a função de pároco desta tão amada igreja. Padre Marcos, contou que seus pais se casaram na Catedral, e citou toda a importância da Catedral durante sua formação vocacional.

Ao final, Dom Paulo Cezar Costa concedeu sua benção episcopal a todos os que lá se encontravam. Após a cerimônia, todos os presentes receberam lembranças da celebração, e foram carinhosamente recebidos no pátio em frente à Catedral, aonde foram servidos lanches, e muitos puderam ter seu momento junto ao novo Pároco para desejar-lhe as boas vindas, e tirar fotos como recordação deste dia especial.

Confira mais fotos clicando aqui: