Diocese São Carlos maio 7, 2018

Vigário Episcopal participa de lançamento da Campanha São Carlos Maio Amarelo

“Nós somos o trânsito”. Esse é o tema do Movimento Maio Amarelo iniciado na última quinta-feira (3), em São Carlos. O Movimento marca o começo das ações do Programa de Educação para o Trânsito de 2018 e tem como objetivo motivar toda a sociedade a adotar atitudes melhores para um trânsito mais seguro, nossa Diocese de São Carlos se fez presente, sendo representa pelo Vigário Episcopal do Vicariato São Carlos Borromeu, Padre Carlos Alberto Giacone, neste ato representando nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa.

Confira o pronunciamento do Vigário Episcopal

Sobre o evento:

Ainda presentes para promover essa mobilização, a Secretaria de Transporte e Trânsito convocou um batalhão: secretarias de Educação, Comunicação, Governo, Diretoria de Ensino de São Carlos, Centro do Professorado Paulista (CPP), Câmara Municipal, Detran-SP, Polícia Militar, COMESC (Conselho de Ministros Evangélicos de São Carlos), Suzantur, Sincor (Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo), Seguradoras e Auto Escolas vão trabalhar juntas em prol de um trânsito mais seguro.

Durante o mês, várias atividades serão realizadas entre elas pedágios educativos, simpósios, palestras, exposição de carros batidos, aulas de educação para o trânsito nas escolas municipais e estaduais, explanação nas igrejas católica e evangélica. “Nosso objetivo é a redução dos acidentes de trânsito na cidade. Estamos mobilizando os mais variados setores para promover o engajamento da comunidade, sobretudo na diminuição dos acidentes de trânsito na cidade”, contou Coca Ferraz, secretário de Transporte e Trânsito.

Entre os parceiros, a Polícia Militar se destaca no trabalho de preservar vidas. “Um dos principais eixos do trabalho da Polícia Militar é proteger as pessoas. Quando você atua no trânsito, você trabalha essencialmente em proteger as pessoas dentro do que prevê o Código Brasileiro de Trânsito. Estamos inseridos nesse contexto de normatização e fiscalização do cumprimento dessas leis para preservar vidas. A parceria com a Prefeitura promove cidadania através da organização do trânsito. Essa sinergia reflete na qualidade de vida do cidadão. É preciso haver uma sinergia entre os órgãos atuando para estabelecer um conjunto bom para refletir na qualidade de vida do cidadão”, afirmou o tenente coronel Alexandre Wellington de Souza, comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar do Interior.

Dentro da construção de um trânsito mais seguro, o investimento em educação é fundamental para a prevenção de acidentes, multas e até do estresse diário causado pelo trânsito. No Programa de Educação do Trânsito, crianças e adolescentes da rede municipal e estadual vão participar de palestras e ações educativas. “A rede estadual de ensino, num trabalho colaborativo com a Prefeitura, Detran-SP, Polícia Militar, Guarda Municipal e empresas estão fazendo formações nas escolas para que a gente tenha um trânsito mais seguro e tranquilo, onde as pessoas possam ir e vir e estar no trânsito com mais segurança”, explicou Ana Paula Borelli Matsumoto, representante da Diretoria de Ensino – Regional São Carlos.

Investimentos – Além do Programa de Educação para o Trânsito, a Secretaria de Transporte e Trânsito está investindo em outras áreas. “Hoje, são 4 pilares: engenharia, educação, esforço legal e engajamento da comunidade. Estamos trabalhando para que São Carlos tenha um trânsito modelo. Entre as ações físicas estão o sincronismo dos semáforos que já está sendo implantado e vai trazer mais segurança e fluidez para o trânsito. Temos estudos e projetos, vamos iniciar a licitação para remodelação da Praça Itália, Jesuíno de Arruda, avenida Henrique Gregori com a Pereira Lopes, dentre outras”, contou o secretário Coca Ferraz.