Diocese São Carlos out 21, 2020

Vicariato São Carlos Borromeu inaugura rodada de Assembleias

Foto e texto: Padre Robson Caramano – Assessor de Comunicação e Imprensa

A Coordenação Diocesana de Pastoral deu início na noite desta quarta-feira, 21, a uma rodada de discussões e votações sobre o Plano Diocesano de Pastoral. As Assembleias Pastorais acontecerão nos quatro Vicariatos da Diocese de São Carlos.

O Vicariato São Carlos Borromeu foi o anfitrião na noite desta quarta, 21. O encontro aconteceu dentro da Catedral de São Carlos e foi marcado pela presença dos padres e um leigo de cada paróquia do Vicariato. O momento ainda contou com a presença de Dom Paulo Cezar Costa e Dom Eduardo Malaspina, diáconos permanentes, e foi conduzido pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Marcelo Ap. de Souza.

Em uma estrutura simples, a Assembleia contou com um breve encontro teve início com a oração de abertura, seguida de uma leitura bíblica. Dom Paulo Cezar tomou a palavra e enfatizou: “Vivemos em uma cultura urbana e vivendo nesta cultura urbana queremos construir uma Igreja olhando para três pilares: a Palavra – a iniciação a vida cristã, animação bíblico-pastoral; o Pão – liturgia e espiritualidade; e Caridade – a ação social da Igreja; tendo a Missão como um fator que perpassa de maneira transversal os três pilares propostos para o Plano Diocesano de Pastoral”.

Padre Marcelo Ap. Souza, depois de apresentar os objetivos do Plano Diocesano Pastoral, reforçou que o Plano está embasado no documento 109 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as “Diretrizes Gerais Da Ação Evangelizadora Da Igreja No Brasil 2019-2023”.

Nós não podemos levar em conta o Plano Diocesano de Pastoral se não for levado em conta a realidade da urbanização” – enfatizou Padre Marcelo Souza, expressando o desejo de que a Igreja Particular da Diocese de São Carlos possa responder com eficácia às questões que a realidade atual da sociedade e da vida da Igreja apresentam aos fiéis católicos de nossa região.

Sob a responsabilidade do coordenador os participantes votaram as urgências que consideram importantes para serem atendidas pelo Plano Diocesano de Pastoral. A votação aconteceu de maneira on line e, apenas depois que todos os Vicariatos votarem, serão computados os votos para a finalização da escrita do Plano Diocesano.

Após a votação Dom Eduardo Malaspina conscientizou: “Diante dos desafios do momento presente, gerados pela pandemia, com humildade e esperança, precisamos renovar a alegria de viver como Igreja e o ardor pela missão”. Sua fala finalizou a Assembleia que foi concluída com a bênção de Dom Paulo Cezar Costa.