Diocese São Carlos maio 9, 2018

Vicariato São Bento define Comissão para o Ano do Laicato

Da Redação, com informações do Vigário Episcopal do Vicariato São Bento – Padre Cristian Henrique Capelatto

No último sábado, dia 05 de maio, às 15h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Araraquara, aconteceu a reunião de criação da Comissão para o Ano do Laicato do Vicariato São Bento, Diocese de São Carlos.

Estiveram presentes 26 representantes das diversas Paróquias do Vicariato, juntamente com os Padres Assessores: João Eudes, Ricardo Alexandre, Cristian Capelatto, Ronaldo Faria e Anderson Rodrigo. Após a oração, conduzida por nosso Vigário Episcopal, Padre Cristian, o Padre Ricardo Alexandre apresentou de forma sucinta, o texto do documento 105 da CNBB: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – sal da terra e luz do mundo”.

Depois, apresentou-se uma proposta de trabalho, para marcar o Ano do Laicato no Vicariato São Bento, dentre as quais, estão a I Caminhada Cristãos e Cristãs leigos e leigas “Somos a Igreja em saída”. Essa caminhada será no dia 19 de agosto deste ano, saindo de frente à Paróquia Nossa Senhora das Graças, até a Ferroviária, tendo seu início às 14h. Todos os leigos e leigas do Vicariato estão convidados à participarem desta caminhada. Neste dia, haverá sorteio de brindes para os participantes da caminhada.

Também, apresentou-se a proposta de uma I Assembleia do Laicato, no dia 23 de setembro. Houveram outras propostas, como alguns seminários temáticos: VER – Características do laicato; JULGAR – Identidade e dignidade dos leigos; AGIR – Os Leigos e a Missão. Cada tema será abordado por um cristão leigo e, em várias realidades do nosso Vicariato.

Essa comissão, deverá se reunir periodicamente, trazendo ainda mais sugestões e propostas, para que a figura e vocação do leigo como sal da terra e luz do mundo, possa dar ânimo e força aos que estão nas estruturas seculares, apresentando e testemunhando o Evangelho em todos os ambientes em que estão inseridos.