Pe. Rubens nov 14, 2022

VI Jornada Mundial dos Pobres na Diocese de São Carlos

Da Redação, com informações do Padre Sandro Portela, Pároco da Catedral e Reitor do Seminário Propedêutico | Fotos: Reiza Lopes

Com uma celebração que contou com a participação de muitas entidades e representantes da sociedade civil, aconteceu na Catedral de São Carlos Borromeu, na manhã do sábado, 12 de novembro, a VI Jornada Mundial dos Pobres.

Dom Luiz Carlos, Bispo Diocesano, acolheu a todos e a partir da passagem bíblica do “Bom Samaritano” incentivou a todos a enxergarem a presença dos pobres em nosso meio, os “caídos da sociedade” que tantas vezes são invisíveis aos nossos olhos.

Padre Sandro Portela, pároco da Catedral, leu a carta de Dom Luiz que foi encaminhada a todas as comunidades da Diocese por ocasião da Jornada, convocada pelo Papa Francisco pelo sexto ano consecutivo.

Padre João Vitor, um dos organizadores do encontro, apresentou os representantes das entidades que prestam serviço de acolhimento e assistência aos excluídos de São Carlos e também das autoridades presentes no ato. Usaram a palavra representantes dos poderes Executivo (Presidente do Fundo Social de Solidariedade e Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Sra Amariluz Garcia, Legislativo – Vereador Gustavo Pozzi e Judiciário – Defensora Pública Maria Alice e também alguns assistidos pela Pastoral dos Moradores de Rua da cidade de São Carlos.

Dom Luiz reiterou a necessidade de que todos, cristãos católicos ou não, se esforcem para viver a proximidade e a afetuosidade com os mais pobres, e que o exemplo do Samaritano nos interpele a agir da mesma maneira.

Após a celebração religiosa foi servido um almoço para todos os presentes, entre eles cerca de 140 pessoas em situação de rua.

Clique aqui e confira as fotos