Uma visão sobre a ação na Diocese em 2022
Por padre Robson Caramano, assessor de comunicação e imprensa.
Na manhã desta terça-feira, 21, padre Márcio Coelho, membro da Equipe de Coordenação Pastoral apresentou um panorama da caminhada diocesana no que se refere ao Sínodo dos Bispos, o processo de escuta nesta fase da Diocese se estenderá até agosto de 2022 através de fóruns.
Outro ponto abordado foi as diretrizes para Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 que visa fortalecer a identidade da Igreja no Brasil através de comunidades eclesiais missionárias, como Igreja Casa, inserida na cultura urbana, alicerçada em quatro pilares: Palavra, Pão, Missão e Caridade.
No Plano Diocesano de Pastoral 2020-2023, pe. Márcio destacou que o próximo ano, 2022, nossa Diocese e empenhará no pilar do Pão. A urgência para o ano que vem será a formação litúrgica em vista de uma melhor preparação das equipes de liturgia, canto litúrgico e leitores.
Ressaltando que as prioridades dentro desta urgência serão a elaboração do Diretório Diocesano dos Sacramentos que promova uma maior comunhão Diocesana; terá como objetivo, também, resgatar a consciência do Domingo como dia do Senhor redescobrindo a centralidade da espiritualidade Eucarística e que nossas celebrações sejam encontros comunitários Cristocêntricos. Visará ainda integrar a Catequese com a Liturgia favorecendo o processo de iniciação cristã.
A Campanha da Fraternidade 2022 também foi tema da fala do membro da equipe de coordenação pastoral. Para o ano de 2022 o tema da Campanha da Fraternidade será “Fraternidade e Educação”, tendo como lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor”, terá como objetivo promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo instegral e solidário. Há dois eventos diocesanos programados: 1º a formação sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2022 e 2º O lançamento, formatos e datas ainda estão para ser definidas.
Padre Márcio encerrou sua participação na Reunião Geral do Clero lembrando que o ano de 2022 será o Ano Jubilar Missionário que terá como objetivo conhecer as iniciativas, projetos e instituições que colabora na missão, no intuito de sermos uma Igreja em saída, em estado permanente de missão.