Pe. Rubens out 18, 2022

Um milhão de crianças rezando o Terço transforma o mundo

Da Redação

A Fundação Pontifícia ACN (Ajuda a Igreja que Sofre) convida paróquias, creches, escolas e famílias a participar mais uma vez da iniciativa de oração anual “Terço das Crianças”, que acontece em 18 de outubro.

O objetivo dessa campanha de oração é rezar pela paz e unidade no mundo, e ao mesmo tempo estimular crianças e jovens a confiarem em Deus nos momentos difíceis, conforme explica o presidente internacional da ACN, Cardeal Mauro Piacenza: “Ao ver tantos crimes e guerras, perseguições, doenças e angústias pesando sobre o nosso mundo, os homens podem muito bem se perguntar: Deus está mesmo no controle? Sim, está!”, responde o Cardeal Piacenza e completa: “mas cabe a nós tomar suas mãos estendidas e nos apegarmos a Ele. Deus estende suas mãos para nós, por meio de Maria, e por meio da oração do Terço Nossa Senhora nos conduz, como a uma só grande família, para os braços protetores e salvadores de Deus Pai.”

O pôster da campanha deste ano mostra duas mãos abertas, envolvendo e sustentando o globo, com as crianças de cada continente. Essas mãos simbolizam as mãos de Deus Pai, que criou o mundo por amor e que deseja salvar e conduzir todos até Ele.

Preocupada com as situações de guerra, violência e pobreza extrema que continuam a existir em países como a Ucrânia, Nigéria, Mianmar, Paquistão, ou em algumas regiões como o Oriente Médio e o Sahel, na África, a ACN deseja especialmente confiar todos os lugares onde as populações não podem viver em paz, às mãos poderosas e amorosas do Pai, por meio da intercessão da Mãe de Deus.

A ACN considera que a participação dos diferentes países em campanhas passadas foi muito importante. Em 2020, durante a oração do Angelus, o Santo Padre encorajou todas as pessoas a se juntarem à iniciativa.

“Nós vamos rezar o Terço com as crianças pedindo que a paz aconteça em seus lares e no mundo todo, sobretudo onde vemos situações de guerra, sofrimento e miséria profunda. Vivendo também o sentido mais profundo do amor cristão, iremos rezar pela conversão de coração daqueles que muitas vezes são os causadores dessas mesmas guerras, sofrimentos e miséria”, afirma Frei Rogério Lima, Assistente Eclesiástico da ACN Brasil, que irá rezar o Terço com as crianças em uma live transmitida no próprio dia 18, nos canais da ACN Brasil no Youtube e Facebook, às 19 horas.

A página da ACN na internet oferece material gratuito para aqueles que rezam nas paróquias, escolas, com grupos de crianças e nas famílias. O material contém instruções sobre como rezar o Terço, meditações curtas para as crianças sobre os Mistérios do Rosário, um Ato de Consagração a Nossa Senhora para as crianças, uma história em quadrinhos da parábola do Filho Pródigo, desenhos para colorir e um passo-a-passo de como fazer uma dezena do Terço de macramê. Os arquivos podem ser baixados no seguinte endereço: https://www.acn.org.br/terco-das-criancas

A campanha surgiu em 2005, à beira do caminho para um santuário de Nossa Senhora em Caracas, na Venezuela. Nesse lugar, um grupo de crianças rezava espontaneamente o Terço. Algumas mulheres que também estavam ali sentiram uma profunda presença de Nossa Senhora. Uma delas recordou que, certa vez, São Padre Pio havia dito: “Quando um milhão de crianças rezarem o Terço, então o mundo vai mudar.” Após uma iniciativa local, a ACN começou a apoiar a campanha em 2008 e, em 2011, assumiu a organização tornando assim a campanha global.

Confira o vídeo da campanha: