Pe. Rubens mar 18, 2021

Um ano para São José

Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ

Arcebispo emérito metropolitano de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil

No dia 8 de dezembro de 1870, o Bem-aventurado Papa Pio IX declarou São José “Padroeiro da Igreja Católica”, tendo em vista as graves circunstâncias que a Igreja enfrentava naquela época. O Papa Francisco escreveu a Carta Apostólica “Patris Corde” (Com o coração de Pai) pelos 150 anos dessa declaração, desejando aumentar em nós o amor por este grande santo e, também, para que nos sintamos impulsionados a implorar sua intercessão. Para perpetuar a confiança da Igreja na poderosa proteção daquele que cuidou de Jesus, o Papa Francisco quis que fosse celebrado um Ano de São José, de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021.

Depois de Maria Santíssima, nenhum santo teve tanto espaço no magistério pontifício como São José. O Papa Pio XII o declarou “Padroeiro dos Operários”; São João Paulo II o chamou de “Guardião do Redentor”; o Papa Francisco lembra que ele “é um pai que foi sempre amado pelo povo cristão”. Santa Teresa d´Ávila, doutora da Igreja, reconhecia São José como o protetor em todas as circunstâncias da vida: “A outros Santos parece que Deus concedeu socorrer-nos nesta ou naquela necessidade, enquanto experimentei que o glorioso São José estende sua proteção sobre tudo”.

Recomendo vivamente que leiam a Carta Apostólica “Patris Corde”, do Papa Francisco (no site do Vaticano). Essa Carta, segundo o Papa, é fruto de suas “reflexões pessoais sobre essa figura extraordinária, tão próxima das condições humanas de cada um de nós”. De minha parte, quero fazer aqui um breve resumo do Decreto da Penitenciaria Apostólica, de 08/12/20, pelo qual a Igreja concede especiais Indulgências por ocasião do Ano de São José (também no site do Vaticano).

Lembro, antes de tudo, o seguinte: 1º) A Indulgência Plenária não consiste no perdão dos pecados: para isso temos o sacramento da Reconciliação; 2ª) Recebido o perdão dos pecados, permanece ainda a “pena”, como consequência da culpa. Quando nos confessamos, se tivermos por Deus um amor sem reservas, e estivermos dispostos a uma conversão radical, juntamente com o perdão dos pecados recebemos o perdão da pena. Caso contrário, permanecem em nós as escórias do nosso egoísmo e da nossa preguiça espiritual. São as zonas de sombra e de imperfeição no nosso amor a Deus; é o nosso amor imperfeito, não radical. Fica, então, a necessidade de uma reparação pelas consequências de nossos pecados. A indulgência nos dá o perdão dessa pena, dessa reparação que teríamos que fazer; 3º) Para se obter a Indulgência Plenária se exigem algumas condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e orações segundo as intenções do Santo Padre. Em síntese: para se obter uma Indulgência Planária há a necessidade de uma conversão do coração e da vida, a disposição de amar a Deus de todo o coração e o propósito de evitar todo pecado.

Indulgências Plenárias no Ano de São José

Como obter a Indulgência Plenária neste Ano de São José, observadas as exigências acima referidas:

– Meditar por 30 minutos a oração do Pai Nosso ou participar de um retiro espiritual em que ao menos um dia seja dedicado a São José.

– Fazer uma obra de misericórdia espiritual ou corporal.

– Rezar o Rosário em família ou entre os esposos.

– Interceder a São José por aqueles que procuram trabalho.

– Recitar a Ladainha de São José ou outra oração em favor da Igreja perseguida e pelos cristãos que sofrem perseguição.

– Rezar uma oração aprovada em honra de São José, especialmente nos dias dedicados a ele (19 de março e 1º de maio), nos dias 19 de cada mês e nas quartas-feiras.

Os doentes, agonizantes, idosos ou aqueles que estão sem condições de sair de casa, poderão obter a Indulgência Plenária se rezarem uma oração a São José, “conforto dos enfermos e Padroeiro da Boa Morte”, oferecendo com confiança a Deus as dores e os dissabores da própria vida, e comprometendo-se a cumprir as demais obrigações (confissão, comunhão, oração pelo Papa), logo que for possível.

Oração a São José

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança; convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal. Amém.

*Por Dom Murilo S. Krieger