Diocese São Carlos out 29, 2018

Tradicional Missa do Cio da Terra será dia 25 de novembro

Tradicional Missa do Cio da Terra será dia 25 de novembro

Com informações do Mosteiro Agromonges do Paraíso

Um dos eventos mais tradicionais do calendário torrinhense, a Missa “Cio da Terra” acontecerá no dia 25 de novembro (domingo) às 10h, no Mosteiro do Paraíso em Torrinha. O evento é uma demonstração de solidariedade, gratidão e fé dos produtores rurais, que doam parte do que é produzido durante o ano.

A tradição, que é passada de geração em geração, supera a cada ano o número de público presente. No ano de 2017 o público estimado foi de  duas mil pessoas.

O turismo religioso é hoje um dos grandes atrativos na cidade durante todo o calendário. Nas cestas são doados variados tipos de alimentos, como frutas, verduras, legumes, inclusive animais. Durante a cerimônia o café é torrado e servido no próprio local.

A entrega das “primícias” é uma forma de agradecimento e pedido para que a terra continue dando bons frutos. A  missa será celebrada no Santuário da Figueira, local ao ar livre é uma das principais atrações no Mosteiro pela beleza e o naturalismo do templo.

Durante a celebração é preparado o café, os grãos são torrados e moídos e ao final da celebração ele é preparado e servido aos fiéis.

“A missa “Cio da Terra” é uma troca de dons da terra e dons do céu entre os homens de Deus”, afirma o Pe. Nilton. Após a Missa haverá almoço com comidas típicas no salão de festas.

O Mosteiro fica no bairro rural do Paraíso e nos últimos anos com a remodelação de sua estrutura, tem sido um dos locais mais procurados por quem busca contemplação da natureza, devoção e fé, além de poder saborear o melhor café do Estado de São Paulo.

Confira as fotos de 2017:
Missa do Cio da Terra

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.