Pe. Rubens jun 15, 2022

Tradicional festa de Corpus Christi em Matão

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos | Foto: Rede Social Paróquia Senhor Bom Jesus

Ao longo de 74 anos a celebração de Corpus Christi de Matão levou os milhares de visitantes a refletir sobre como o Cristo está vivo em cada ser humano, através de criações artísticas, inspiradas principalmente nas Campanhas da Fraternidade e outros temas sociais, retratados através da ornamentação dos tradicionais tapetes coloridos feitos pela comunidade para a passagem do “Santíssimo”. Esta reflexão prossegue neste ano de 2022, tendo como tema “Eucaristia: caminho de comunhão, participação e missão”.

O tema abordado pelas festividades de Corpus Christi, este ano, fala da Eucaristia como caminho de comunhão, participação e missão. Ela nos configura e nos motiva para caminharmos unidos na construção de um mundo melhor e justo, de uma casa comum onde todos os irmãos e irmãs possam dar graças a Deus. O caminho só se faz caminhando. Dessa forma, ao comungarmos do Corpo e Sangue de Jesus somos chamados a ser protagonistas corresponsáveis com Deus na missão, uma Igreja em saída.

A Festa de Corpus Christi se firmou enquanto patrimônio histórico e cultural da cidade por representar a arte e a fé do povo matonense, que por sua vez estende-se aos milhares de turistas que prestigiam essa significativa manifestação religiosa em todas as edições. Este ano, a confecção dos tapetes seguirá a tradição, confeccionados em 12 quarteirões, tendo um formato de cruz nas proximidades da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus.

Dom Luiz Carlos, motiva os fiéis presentes na Diocese de São Carlos para uma ação de solidariedade, com objetivo de arrecadar agasalhos e cobertores para serem distribuídos às famílias necessitadas nos territórios paroquiais. A campanha propõe um novo momento de demonstrar a união do povo católico.

O Bispo Diocesano, preside nesta quinta- feira (16) a Solenidade de Corpus Christi, às 15h na Paróquia Senhor Bom Jesus em Matão.