Pe. Rubens ago 31, 2023

Tempo da Criação 2023 terá série de atividades no Brasil

Da Redação;

A programação do Tempo da Criação 2023 que será realizada aqui no Brasil foi divulgada nesta quarta-feira, 30. A iniciativa foi elaborada em conjunto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Movimento Laudato Si e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil).

O Tempo da Criação é um evento ecumênico que ocorre do dia 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, ao dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis.

Neste período, os cristãos do mundo inteiro são convidados a rezar e a cuidar da criação de Deus. Este ano, a celebração tem como tema “Deixem Fluir a Justiça e a Paz”, que se refere às palavras do Livro de Amós: “Deixe a justiça fluir como água e a justiça como uma torrente eterna” (cf. Amós 5:24).

Em sua mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, o Papa Francisco convida a vencer o consumismo voraz, a exploração de recursos e a poluição, apontando quatro caminhos: a conversão do coração, a transformação dos estilos de vida, novas políticas e, por fim, comunhão e sinodalidade.

.: Mensagem do Papa Francisco na íntegra

Origem do Tempo da Criação

Esse é um período ecumênico, celebrado por cristãos em todo o mundo. Tudo começou com o Patriarca Ecumênico Dimitrios I, que, em 1989, proclamou 1º de setembro como um dia de oração pela criação para os ortodoxos. O ano litúrgico da Igreja Ortodoxa começa nesse dia com a comemoração de como Deus criou o mundo.

Em 2015, o Papa Francisco acolheu a iniciativa e instituiu a data na Igreja Católica. Anualmente, desde então, os católicos celebram o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação também em 1º de setembro. E foi o Conselho Mundial de Igrejas que transformou a iniciativa em um tempo, estendendo a celebração do dia 1º de setembro a 4 de outubro.

Atividades que serão realizadas no Brasil

A programação conta com uma série de atividades em nível nacional, regional e local, e um clico de debates sobre os biomas brasileiros. Entre as atividades, estão previstos celebrações, encontros e rodas de conversas.

Confira a programação:

3 de setembro, às 8h – Celebração de Abertura
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

14 de setembro, às 20h – Ciclo de debates sobre os biomas brasileiros
Redes sociais da REPAM e do Movimento Laudato Si’

13 a 15 de setembro – IV Encontro de Ecoteologia e I Semana Teológica e Filosófica
Faculdade Católica do Amazonas, em Manaus (AM)

21 de setembro, às 20h – Ciclo de debates sobre os biomas brasileiros

28 de setembro, às 20h – Ciclo de debates sobre os biomas brasileiros

04 de outubro, às 20h – Celebração de Encerramento
Redes sociais da REPAM e do Movimento Laudato Si’

Para acompanhar as ações e atividades realizadas localmente pelos grupos e comunidades dos diversos regionais da CNBB, acesse o site: www.campanhalaudatosi.com.br