Pe. Rubens jun 21, 2019

Tapetes de Matão representam parábolas da Bíblia: ‘missão é evangelizar’, diz padre

Por Gabrielle Chagas, G1 São Carlos e Araraquara

Os tapetes que enfeitam os 12 quarteirões em forma de cruz em Matão (SP), que celebram o Corpus Christi, nesta quinta-feira (20) representam parábolas da Bíblia. Segundo o pároco de Matriz, Pe. Jorge João Aparecido Nahra, o tema escolhido para este ano foi ‘Eucaristia e Palavra alimentam e libertam para a missão’.

“Cada quadra tem uma parábola do evangelho, para que a gente leve a palavra para quem desconhece e seja um missionário. A missão é essa: evangelizar num mundo onde ainda há indiferença, o descartável, o individualismo, o consumismo exacerbado das pessoas”, afirmou.

Voluntários montam tapete de Corpus Christi em frente à Igreja Matriz de Matão. — Foto: Gabrielle Chagas/G1

Este é o 71º ano que Matão tem as ruas enfeitadas, uma tradição na cidade e uma das principais comemorações de Corpus Christi da região. Haverá missas às 9h, às 11h. A última será às 15h, quando ocorre também a procissão sobre os tapetes.

“Nós herdamos a tradição de enfeitar as ruas dos portugueses e Matão mantém essa tradição muito bonita há 71 anos graças aos outros padres que passaram por aqui, que fomentaram a perseverar. Essa é a atitude bonita de Matão, a cidade persevera até hoje enfeitando as ruas para o Senhor, como também quer enfeitar o seu coração para que ele permaneça na vida de cada um de nós”, disse o pároco.

Tapetes de Corpus Christi de Matão representam passagens da Bíblia.  — Foto: Gabrielle Chagas/G1

Tapetes de Corpus Christi de Matão representam passagens da Bíblia. — Foto: Gabrielle Chagas/G1

Este ano, as quadras estão sendo enfeitadas por membros das paróquias e instituições de Matão. Uma reunião prévia dividiu o trabalho de cada um. Os voluntários começaram os trabalhos de madrugada.

“Retomamos a divisão das quadras para cada paróquia ou movimento, só tem uma quadra que é feita pelos artistas de rua, como costume de Matão para homenagear os artistas”, explicou Pe. Jorge.

Voluntários se empenham para montar os tapetes para a procissão de Corpus Christi em Matão.  — Foto: Gabrielle Chagas/G1Voluntários se empenham para montar os tapetes para a procissão de Corpus Christi em Matão.  — Foto: Gabrielle Chagas/G1

Voluntários se empenham para montar os tapetes para a procissão de Corpus Christi em Matão. — Foto: Gabrielle Chagas/G1