Pe. Rubens jan 30, 2023

Sinodalidade: Comunhão, Participação e Missão é tema de retiro dos Diáconos Permanentes

Da redação: com informações do Diácono Carlos Alberto Pavan

Reunidos em Torrinha SP, no Mosteiro da Apresentação do Senhor, dezoito (18) Diáconos estiveram em Retiro Canônico, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro sob a orientação do Padre Nilton António Marques, Abade do Mosteiro, que nos motivou a Oração e aprofundamentos relacionados à Temática da Sinodalidade, Comunhão Participação e Missão.

A motivação interior, a partir do Profeta Isaias 2,3 “Vinde, subamos à montanha do Senhor”, o pregador do Retiro foi colocando a todos nós elementos Sinodais e da Sinodalidade, através do Concílio Vaticano II, Sagrada Escritura, Momentos de Deserto, Missão, A Eucaristia, fonte da Sinodalidade, e o fechamento apontando Maria, Mãe e Modelo: Por uma Igreja Sinodal.

O desejo do Papa Francisco é que a Igreja “escute” o que o Espírito Santo aponta através das pessoas e aprendamos a “caminhar juntos” (Sinodalidade) com a humanidade, atenta às alegrias e aos sofrimentos do tempo presente e marcando presença amorosa nestas realidades.

Nos dia 03, 04 e 05 de Fevereiro, outro turma dos Diáconos Permanentes estarão fazendo este Retiro.