Pe. Rubens jun 5, 2021

Sexto Bispo Diocesano: Dom Paulo Sérgio Machado

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos com colaboração do Diácono Carlos Pavan – Arquivo Diocesano

Dom Paulo Sérgio Machado, nasceu no município de Patrocínio, Minas Gerais, em 22 de Novembro de 1945. Filho gêmeo com Padre Sérgio Paulo Machado, do Senhor Olímpio Machado e da Senhora Maria Rabelo. É licenciado em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras de Divinópolis (MG), e também bacharel em Teologia pelo Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais. Foi ordenado presbítero em 08 de Abril de 1972, por Dom José Almeida Batista Pereira até então, Bispo de Guaxupé (MG). Exerceu o ministério Presbiteral por 17 anos em Coromandel (MG). Especializou-se em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália. Tornou-se o segundo Bispo Diocesano de Ituiutaba (MG), em 26 de Julho de 1989. Aos 22 de Novembro de 2006, no seu aniversário de 61 anos, foi eleito Bispo da Diocese de São Carlos (SP), cuja posse canônica deu-se aos 26 de Janeiro de 2007. Hoje Bispo Emérito da Diocese de São Carlos.

Dom Paulo Sérgio foi responsável pela criação de 54 Paróquias e também pela ordenação de 58 Padres. Organizou os festejos do Centenário da Diocese de São Carlos, reformou o Seminário Maior da Diocese, dando-lhe como Patrono São João Paulo II e também reabriu o Seminário Menor, juntando-se com o Seminário Propedêutico.