• Página inicial
  • >
  • Notícias
  • >
  • Setores comunicativos da Igreja no Brasil que organizaram a Semana da Comunicação divulgam Carta aos comunicadores

Setores comunicativos da Igreja no Brasil que organizaram a Semana da Comunicação divulgam Carta aos comunicadores

Da Redação, com informações do Portal Pascom Brasil Setores comunicativos da Igreja no Brasil que organizaram a Semana da Comunicação

Da Redação, com informações do Portal Pascom Brasil

Setores comunicativos da Igreja no Brasil que organizaram a Semana da Comunicação divulgaram uma carta aos comunicadores como resposta à proposta do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado no último domingo, 29 de maio. Assinam o documento, os Jovens Conectados (Equipe de Comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB), o Ministério de Comunicação Social da Renovação Carismática Católica, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Comissão de Comunicação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Signis Brasil, Pascom Brasil, Assessoria de Comunicação e Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.

No texto, é destacada a importância da data celebrada anualmente como um “presente do Concílio Vaticano II, por meio do decreto Inter Mirifica, a toda a Igreja, especialmente a nós comunicadoras e comunicadores nas mais diversas frentes de trabalho.”  A partir da proposta do Papa Francisco, que é “escutar com o ouvido do coração”, os articuladores da Semana da Comunicação assumiram três compromissos:

1. CULTIVAR A ESCUTA ATENTA

Queremos ouvir com o ouvido do coração, de forma atenta, sensível e crítica as “eternas questões do homem que testemunham o seu desejo de transcendência e o anseio por formas de vida autêntica, digna de ser vivida” (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 187). Porque como diz o Papa Francisco: “a escuta é o primeiro e indispensável ingrediente do diálogo e da boa comunicação”.

2. NA SINODALIDADE

Queremos contribuir de forma sinodal para “construir uma Igreja sinfônica, na qual cada um é capaz de cantar com a própria voz, acolhendo como dom as dos outros, para manifestar a harmonia do conjunto que o Espírito Santo compõe”, como nos ensina o Papa Francisco.

3. NA POLÍTICA

Queremos ouvir, neste ano de eleições, as propostas dos candidatos de modo que nossos sentidos despertem para o voto consciente e comprometido, na certeza de que a política “é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum” (Evangelii Gaudium, n. 205).

Confira a íntegra do texto.

Compartilhe

Destaques

Giro Diocesano

Giro Diocesano, Notícias
Giro Diocesano, Notícias

Notícias relacionadas

Giro Diocesano, Notícias

20 de maio de 2026

Giro Diocesano, Notícias

20 de maio de 2026

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem sua jornada de fé.