Pe. Rubens set 9, 2022

Seminaristas são instituídos Acólitos

Da redação com informações do Seminarista Daniel Martins Andricioli | Foto: Guilherme Durante

Na noite desta quarta- feira (07) Dom Luiz Carlos Dias, visitou e presidiu a Santa Missa no Seminário de Teologia da nossa Diocese, a “Casa de Formação São Carlos Borromeu”, na cidade de Campinas.

Durante a Santa Missa concelebrada pelo reitor, Padre Antônio de Marcos, e pelo Padre Luiz Albertus Sleutjes, professor da PUC, o Bispo Diocesano instituiu aos terceiro e quartanistas no ministério do acolitato.

O Ministério de Acólito é dado pela Igreja aos leigos, geralmente os seminaristas, para auxiliarem o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição da Sagrada Comunhão. Uma vez tornado acólito, ele passa a ser Ministro Extraordinário da Eucaristia. Este é um dos dois ministérios dados ao seminarista, normalmente durante o término de seus estudos em preparação para as ordenações diaconal e presbiteral.

Na homilia da Missa, celebrada com formulário de intenção pela Pátria, Dom Luiz Carlos destacou o bicentenário da Independência e as matizes teológicas e antropólogicas que devem nortear os cidadãos no processo da escolha democrática do seu governante. Tangendo, ainda, a Liturgia da Palavra, deu destaque ao celibato sacerdotal e à sua vivência íntegra e integral aos que abraçam esse caminho vocacional.

Após a homilia, o senhor bispo entregou a patena com o pão, dizendo as palavras rituais, instituindo, assim, os acólitos: Daniel Martins Andricioli (São Carlos), Getúlio Aparecido Batistela (Ibitinga), Helton Luís Baratella (Ibitinga), Igor Alexandre da Rocha (Bariri), João Marcos de Matos (Jahú), Leonardo Vieira Bento (Américo Brasiliense), Lucas Felipe Jesus Camargo Amaragi (Ibitinga), Natã Luís Raphael Vicente Gomiero (Araraquara) e Thiago de Lima Lopes (São Carlos).

A celebração foi animada pelos seminaristas Bruno Leite e Felipe Biete, da Arquidiocese de Campinas. Ao final, Daniel dirigiu breves palavras ao Bispo Diocesano, em nome dos que foram instituídos no ministério.