Pe. Rubens fev 24, 2023

SEMINARISTAS PARTICIPAM DE RETIRO ESPIRITUAL

Da redação, com informações do Seminarista César Augusto

De 19 a 22 de fevereiro, aconteceu no Mosteiro Paraíso Agromonges, em Torrinha, o Retiro Espiritual para os seminaristas que cursam Filosofia e Teologia em nossa Diocese.

O retiro foi conduzido pelo padre Nilton Antonio Marques, Abade do Mosteiro, que abordou a temática “A Sinodalidade: Comunhão, Participação e Missão”. Destacou o padre que esse assunto é de profunda atualidade, adquirindo especial importância desde o Concílio Vaticano II, principalmente no pontificado do Papa Francisco.

O Sumo Pontífice ofereceu uma reflexão teológica profunda e desafiadora sobre a sinodalidade da Igreja, tendo afirmado que “o caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”. É por isso que o Papa Francisco pediu um Sínodo sobre a Sinodalidade, que vem acontecendo desde 2021 e vai até 2024.

Os vinte e cinco seminaristas, sendo dezesseis da etapa do Discipulado e nove da etapa da Configuração, além de se preparem para o período quaresmal, puderam reabastecer as forças para um novo ano do processo formativo. O retiro foi transcorrido por momentos como meditação pessoal, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Momento Mariano com oração do Santo Terço, Confissões e Via-Sacra.

A conclusão do retiro foi marcada pela Santa Missa de Cinzas, início da Quaresma. A celebração foi presidida pelo Reitor do Seminário de Teologia, padre Luiz Sleutzes, e concelebrada pelo padre Marcelo de Souza, Reitor do Seminário de Filosofia, e pelo padre Nilton. Após a celebração, ocorreu um almoço festivo com a Comunidade do Mosteiro.