Pe. Rubens nov 30, 2022

Seminaristas participam de palestra no segundo dia da SAFIL

Seminaristas participam de palestra no segundo dia da SAFIL

Da redação, com informações do Prof. Me. Wagner Barbosa de Barros

Nesta terça-feira, dia 29 de novembro, no segundo dia da SAFIL 2022, o Prof. Me. Nilton José Sales Sávio apresentou a palestra com o título “Como conhecer o universo sem sair do planeta”. A fala convidou os seminaristas e os demais presentes à uma reflexão sobre a nossa existência no mundo enquanto indivíduos que estão conectados uns com os outros.

Por meio de uma análise sobre o tempo da constituição do universo e do mundo, uma grandeza temporal que nos assusta quando imaginamos a distância que separa o presente e o passado, o professor destacou como alguns filósofos clássicos pensaram a relação entre infinito e finito, imanente e transcendente, para que, em seguida, demonstrasse que Descartes, Kant e Schopenhauer, apesar de terem contribuído fortemente com a história da filosofia, estabeleceram limites para a metafísica ou ainda para a própria compreensão de mundo, que inviabilizaram outras formas de se conectar com o universo, que não sejam aquelas que circunscritas aos seus conceitos.

Como solução, ou ao menos, como questionamento a essa visão de mundo euro-centrada, Nilton nos sugere que pensemos nossa realidade também a partir de outros pensadores, que nos tocam de modo mais próximo, por exemplo, através das reflexões de Renato Nogueira e Ailton Krenak, filósofos brasileiros contemporâneos que têm contribuído fortemente para a compreensão dos problemas de raça e os problemas ambientais, respectivamente.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.