Pe. Rubens set 29, 2023

Seminaristas da Teologia são instituídos ao Ministério de Leitor

Seminaristas da Teologia são instituídos ao Ministério de Leitor

Da Redação; foto: Mateus

Nesta quinta-feira, dia 28 de setembro de 2023, às 18h, na Capela da Casa de Formação São Carlos Borromeu – Seminário de Teologia, em Campinas/SP, Dom Luiz Carlos Dias presidiu a Celebração Eucarística com Rito de Instituição de Leitores. Foram instituídos os seminaristas do segundo ano da etapa da Configuração: Felipe Mateus Botura e Marcus Paulo Silva Soares.

Dom Luiz Carlos, em sua homilia, a partir da liturgia do dia, apontou que a Igreja vive um momento de reconstrução de si mesma, e que os seminaristas devem estar envolvidos neste dinamismo. O bispo ainda destacou que, diferente da figura de Herodes, que procurava ver Jesus apenas por curiosidade, os seminaristas instituídos ao ministério do Leitorado devem fazer um encontro pessoal com Jesus através da Palavra, para que possam levar essa mesma Palavra, que é o Cristo, na missão de evangelizar.

O ministério do Leitorado foi instituído pelo Papa São Paulo VI em 1972. Por meio deste ministério, os leitores recebem o ofício de proclamar a Palavra de Deus na assembleia litúrgica, de educar na fé as crianças e os adultos, prepará-los para receberem dignamente os sacramentos e anunciar a boa-nova da salvação a todos aqueles que ainda não a conhecem. Para isso, os próprios leitores devem receber com docilidade, suavidade e amor a Palavra de Deus para que em suas vidas se revele o próprio Salvador, Jesus Cristo.

(Informações: Cristiano e Andrey)

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.