Pe. Rubens ago 19, 2022

Seminaristas da teologia receberam a Admissão às Ordens Sacras e são Instituídos no Ministério do Leitorato

Da redação, com informações do Seminarista Daniel Andricioli e Fotos Seminarista: Leonardo

Na noite desta quarta- feira (17), os seminaristas do primeiro, segundo e terceiro ano do Seminário de Teologia da nossa Diocese, “Casa de Formação São Carlos Borromeu”, na cidade de Campinas, e que cursam a Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, receberam Admissão às Ordens Sacras e também foram Instituídos Leitores em celebração presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Carlos e concelebrada pelos padres Antônio de Marcos – reitor, e pelo diretor espiritual de alguns dos seminaristas, Padre João Orlando.

Dom Luiz Carlos, conferiu aos Seminaristas dos 1° e 2° anos a Admissão às Ordens Sacras, sendo eles: 1º ano: Felipe Botura e Marcus Paulo, e 2º ano: Guilherme Durante e Mateus Lima , este é um processo importante, dentro da formação, no qual os candidatos ao Sacerdócio, afirmam publicamente sua vontade em doar-se totalmente a Deus, pela ordenação presbiteral.

Ainda, nessa mesma ocasião, conferiu aos Seminaristas do 2º e 3° ano a instituição no Ministério do Leitorato, sendo eles: 2º ano, Guilherme Durante e Mateus Lima e 3º ano, Getúlio Batistela, Lucas Camargo e Helton Luis. Essa é uma das etapas concernentes à formação em vista do Ministério Ordenado. A cada etapa, o seminarista é acompanhado e avaliado, seja na formação acadêmica como na formação espiritual e humana. Ao atingir a maturidade prevista de cada etapa, a Igreja, reconhecendo seus esforços, lhe concede o ministério em vista de um ofício específico dentro da Celebração eucarística. O Leitorato, ou ministério de leitor, confere ao candidato das Sagradas Ordens o ofício de proferir as Leituras da Missa e a Oração Universal ou da Assembleia.

Em sua homilia, o Bispo Diocesano destacou os aspectos concernentes àqueles que almejam o ministério ordenado. Em suas palavras, o candidato apto ao sacerdócio ministerial não é somente aquele que se destaca numa ou noutra dimensão formativa, mas aquele que, sempre com espírito missionário, esbanja amor e doação em cada atitude cotidiana.