Pe. Rubens maio 25, 2023

Seminaristas da Síntese se reúnem com o Bispo Diocesano

Da redação, com informações: Daniel Andricioli | Foto: Leonardo Vieira

Na manhã desta quarta (24), Dom Luiz Carlos, Pe. Léo, coordenador diocesano de pastoral e o Mons. Marcos Ghidelli, Vigário Geral, reuniram-se com os seminaristas da Síntese de nossa Diocese.

A reunião foi realizada com o intuito de que os seminaristas, que estiveram em missão na Diocese de Bom Jesus do Gurgueia, pudessem apresentar ao senhor bispo suas impressões acerca da experiência.

Foi unânime o consenso de crescimento e frutos para a vocação, formada na missão. O senhor Bispo alegrou-se com o que fora exposto pelos missionários, exortando a manterem acesa a chama do Espírito que foi reavivada. Durante a reunião, também se apresentou o calendário para a formação do período da Síntese. Juntamente com o senhor Bispo, os seminaristas propuseram temas relacionados às dimensões administrativa, jurídica, sacramental, litúrgica e pastoral.

Essas questões práticas tangem o quotidiano das paróquias. Desse modo, os seminaristas poderão ser auxiliados pelos padres responsáveis, e pela equipe que compõem os órgãos da Cúria, a se habituarem com tais temáticas. O eixo missionário, que se apresenta como transversal na eclesiologia desde sua origem, foi o início das atividades relacionadas a esse período de síntese, abordado, mais que intelectualmente, com o trabalho realizado no Piauí.