Pe. Rubens ago 28, 2023

Seminaristas da Síntese participam de mais uma formação mensal

Da Redação, colaboração Daniel Andricioli

Na manhã de sexta-feira (25), os seminaristas da turma de Síntese da Diocese participaram do quarto encontro formativo, com vistas à sua formação permanente, enquanto candidatos ao ministério ordenado.
Neste encontrou, mais uma vez, foram profundando temas relacionados diretamente à vocação e ao ministério.

Ao iniciar o encontro, os seminaristas puderam estar junto ao Bispo Diocesano. Num momento de partilha, deram apontamentos e fizeram um balanço sobre a etapa em que estão. Como pastor e pai, Dom Luiz orientou-os com relação à administração paroquial e a vivência da vida pastoral, mesmo em meio aos conflitos.

Em seguida, o Vigário Judicial da Diocese, Dr. Pe. Edmilson Santos e o Pe. Tadeu Germano, membro do Tribunal Eclesiástico Diocesano, ensinaram os seminaristas sobre as particularidades e o procedimento nos processos de habilitação matrimonial. A tramitação, documentação, entrevista e particularidades relacionadas ao processo e à celebração respaldam a validade jurídica do sacramento assistido pela Igreja.

Em seguida, apresentaram-se algumas diretrizes no sentido do acolhimento e conversa, sobretudo visando uma eficiente pastoral matrimonial, além de aspectos tangentes ao processo de nulidade matrimonial.

Na sequência Stéfano Fachina – secretário da Chancelaria Episcopal, apresentou a necessidade do correto preenchimento dos livros, exigidos pela legislação canônica, bem como algumas realidades que tangem diretamente à Chancelaria, desde de dispensa de impedimentos dirimentes ao Sr. Bispo Diocesano, como a emissão, transcrição e arquivos de provisões e documentos oficiais para perpétua memória e validade eclesiástica e jurídica cível.

Por fim, Rodolfo Lavezzi – curador do Arquivo Diocesano, dispensou orientações sobre o armazenamento, controle e envio de livros e documentos históricos, bem como as averbações à margem e outras realidades pertinentes. Os seminaristas encerraram a formação com um almoço fraterno junto à comunidade do Seminário de Filosofia e seu reitor.