Pe. Rubens ago 28, 2023

Seminaristas da Síntese participam de mais uma formação mensal

Seminaristas da Síntese participam de mais uma formação mensal

Da Redação, colaboração Daniel Andricioli

Na manhã de sexta-feira (25), os seminaristas da turma de Síntese da Diocese participaram do quarto encontro formativo, com vistas à sua formação permanente, enquanto candidatos ao ministério ordenado.
Neste encontrou, mais uma vez, foram profundando temas relacionados diretamente à vocação e ao ministério.

Ao iniciar o encontro, os seminaristas puderam estar junto ao Bispo Diocesano. Num momento de partilha, deram apontamentos e fizeram um balanço sobre a etapa em que estão. Como pastor e pai, Dom Luiz orientou-os com relação à administração paroquial e a vivência da vida pastoral, mesmo em meio aos conflitos.

Em seguida, o Vigário Judicial da Diocese, Dr. Pe. Edmilson Santos e o Pe. Tadeu Germano, membro do Tribunal Eclesiástico Diocesano, ensinaram os seminaristas sobre as particularidades e o procedimento nos processos de habilitação matrimonial. A tramitação, documentação, entrevista e particularidades relacionadas ao processo e à celebração respaldam a validade jurídica do sacramento assistido pela Igreja.

Em seguida, apresentaram-se algumas diretrizes no sentido do acolhimento e conversa, sobretudo visando uma eficiente pastoral matrimonial, além de aspectos tangentes ao processo de nulidade matrimonial.

Na sequência Stéfano Fachina – secretário da Chancelaria Episcopal, apresentou a necessidade do correto preenchimento dos livros, exigidos pela legislação canônica, bem como algumas realidades que tangem diretamente à Chancelaria, desde de dispensa de impedimentos dirimentes ao Sr. Bispo Diocesano, como a emissão, transcrição e arquivos de provisões e documentos oficiais para perpétua memória e validade eclesiástica e jurídica cível.

Por fim, Rodolfo Lavezzi – curador do Arquivo Diocesano, dispensou orientações sobre o armazenamento, controle e envio de livros e documentos históricos, bem como as averbações à margem e outras realidades pertinentes. Os seminaristas encerraram a formação com um almoço fraterno junto à comunidade do Seminário de Filosofia e seu reitor.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.