Pe. Rubens ago 22, 2023

Seminaristas da Síntese participam de formação mensal

Da Redação; Colaboração Seminarista Daniel Andricioli

Na manhã da última sexta-feira (18), os seminaristas da turma de Síntese da Diocese participaram de mais um encontro formativo mensal, com vistas à formação permanente dos candidatos às Ordens Sacras, aprofundando temas relacionados diretamente à vocação e ao ministério.

Neste encontro, os seminaristas puderam entender o funcionamento da dimensão administrativa e econômica, a nível de diocese e de paróquia.

O ecônomo da Diocese, Pe. Nelson Ramos, apresentou aos seminaristas as dependências do departamento do economato da nossa Cúria Diocesana, e explicou-lhes sobre algumas particularidades e necessidades no bom desempenho da função administrativa.

Em seguida, as funcionárias do setor econômico deram instruções necessárias sobre o programa eclesial e financeiro usado em toda a Diocese, e sobre algumas particularidades relacionadas à prestação de contas mensal que cada paróquia deve apresentar.

No setor de Recursos Humanos, foram ditas particularidades sobre a contratação, afastamento, demissão e férias de funcionários.

Por fim, no setor jurídico, o advogado responsável apresentou algumas particularidades da lei, sobretudo na relação de compra e venda de bens imóveis, bem como outros bens, e seu procedimento legal.

O encontro encerrou-se com um almoço no seminário de Filosofia, onde o reitor, pe. Marcelo, acolheu-os com grande entusiasmo e receptividade.