Diocese São Carlos fev 14, 2018

Seminaristas da Diocese de São Carlos participam de retiro

Seminaristas da Diocese de São Carlos participam de retiro

Da redação, com informações do Seminarista Daniel Andricioli e fotos do Seminarista Tadeu Germano

O Retiro de início de ano dos seminaristas, com o tema “Nas pegadas do Mestre”, ocorreu de 5 a 9 de fevereiro.

E teve como pregador, o Padre Waldecir Gonzaga, doutor em Teologia bíblica pela Pontifícia Università Gregoriana, levou nesses dias os seminaristas a um contanto maior e mais profundo com o Senhor, através da leitura e escuta das Sagradas Escrituras.

Ouvindo o pedido de Dom Paulo Cezar, nosso Bispo Diocesano na Missa de abertura, o pregador levou os jovens seminaristas a tocarem a “orla do manto do Senhor” (cf. Mc 5, 25-34), através de alguns passos.

A primeira colocação, feita numa celebração luminosa, convidou-nos a se recordarem do primeiro Amor, ou seja, a reassumirmos os propósitos iniciais de quando fomos chamados pelo Senhor, em nossa realidade diversa, ao itinerário de formação e discernimento.

Depois, as pregações, intercaladas entre momentos de silêncio e encontro pessoal com a Palavra de Deus, conduziram-nos a seguir as ‘pegadas do Mestre’, a ‘calçar as suas sandálias’ de forma que nossos pés a elas se adaptassem. Seguindo as pegadas do Mestre, fomos convidados a ir ao Deserto. Lá, a partir das Escrituras e da colocação do pregador, fomos conduzidos a um encontro com Deus na verdade de nossas vidas. Nas pegadas do Mestre contemplamos a Criação, e o papel tão sublime que o homem exerce em meio a toda obra (cf. Sl 8, 4-6).

Entretanto, por causa da fragilidade humana, é preciso sempre reavivar nos corações de todos os filhos de Deus o convite à Misericórdia. Assim foi feito na quarta colocação do pregador e leitura orante. O convite a, nas pegadas do Mestre, deixar-se envolver pela Misericórdia. Pe. Carlos Alberto Giacone, Pe. José Reinaldo Vieira, Pe. Sandro Portela e Pe. Waldecir atenderam às confissões dos seminaristas, após celebração penitencial, dispensando pelo sacramento de maneira ímpar a Misericórdia de Deus à vida de cada um.

Seguindo as pegadas do Mestre fomos chamados a viver o Amor e a ternura de Deus que sentimos em nossas vidas na vida dos nossos irmãos e irmãs e, assim, encarnar o projeto da Trindade em nossas vidas. Ou seja, nas pegadas do Mestre, com nossos sonhos e projetos, configurar-nos a nossa vida, sonhos e projetos ao dEle, a fim de sermos convocados para trabalhar em seu Reino. Enfim, na última colocação o convite foi a, nas pegadas do Mestre, segui-lo, viver com Ele e como Ele: compartilhar a mesma missão.

Na Santa Missa de encerramento do retiro, dom Paulo destacou o grande referencial que é Deus. “Sem esse referencial, nos perdemos” destacou em sua homilia. Também, agradeceu em nome de toda a equipe formativa, dos seminaristas e da diocese à disponibilidade de padre Waldecir.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.