Pe. Rubens fev 10, 2020

Seminarista Everton Luchesi é ordenado Diácono Transitório

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos – Fotos: Andreia Pregnolato e Pascom Nossa Senhora das Graças

Pela imposição das mãos do Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa e a prece da Igreja reunida no Santuário Nossa Senhora Aparecida da Babilônia em São Carlos, o seminarista Everton Luis Luchesi foi ordenado diácono transitório da Igreja desta Igreja Particular, no domingo, dia 09 de fevereiro.

A celebração eucarística contou com diversos padres, diáconos permanentes e transitórios , seminaristas e fiéis que vieram de vários lugares da diocese onde o diácono havia feito pastoral , bem como os fiéis da própria comunidade paroquial de Babilônia.

Dom Paulo Cezar, com muita alegria elencou ao ordenando a missão do diácono na Igreja: anunciar a Palavra de Deus, servir ao altar e promover o Reino dos Céus aqui na terra, ao exemplo do Bom Pastor que dá sua vida pelas ovelhas.

O diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem, se dedica ao serviço ao povo de Deus na caridade, na palavra e na liturgia. Com a ordenação, o seminarista dá um novo passo em direção ao sacerdócio.

Na celebração, o seminarista expressou seu desejo de assumir o ministério diaconal, seu compromisso com o povo e de proclamar a fé com palavras e atos. É na ordenação diaconal que o futuro sacerdote assume também o compromisso de praticar a caridade, perseverar no espírito de oração, obediência ao bispo e imitar o exemplo de Cristo.

Na oportunidade foram arrecadados mais de 300 kg de alimentos, destinados a Sociedade São Vicente de Paulo.

Conheça o neo-diácono – EVERTON LUIS LUCHESI

Filho de Luís Alberto Luchesi e Silvia Maria Bigoraro Luchesi, dos quais nasceram mais 4 irmãos, Patricia, Priscila, Emerson e Lucas. Nasceu no dia 16 de outubro de 1992, na cidade de São Carlos SP. Foi batizado no dia 11 de abril de 1993 na paróquia de Santa Isabel, pelas mãos do pároco Cônego Antônio Tombolato.

Primeira Eucaristia foi no dia 06 de janeiro de 2002, celebrada também pelo Cônego que o batizou, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Babilônia, pelo qual o sítio dos meus pais está territorialmente localizado, onde se encontra a história de seus tataravós que contribuíram afetiva e efetivamente nessas terras, sendo assim esse Santuário, local de profunda experiência de fé da família, em que nutre amor imenso, além de refúgio espiritual.

No dia 03 de agosto de 2008 recebe  o sacramento da Crisma pelas mãos de Dom Paulo Sérgio Machado, na paróquia de Santa Isabel, pelo qual o Santuário está vinculado.

Desde a infância, contam seus avós, Nair e Leonardo, que já tinha um carinho especial em “brincar” de celebrar a missa com seus primos e amigos.

Seu berço e carisma espiritual se encontra no Caminho Neocatecumenal, realidade essa de iniciação na fé, renovação e valorização do batismo. Dentro desse carisma, pode conhecer melhor sua vocação.

No dia 04 de fevereiro de 2013, ingressava no seminário diocesano São João Paulo II, em São Carlos.

Como primeira experiência de estágio pastoral, foi designado pelo bispo (Dom Paulo Sérgio), no ano de 2014, para desempenhar seu trabalho na paróquia de Santa Luzia e São Cristóvão, que tinha como pároco o Pe. Valcir Rodrigues Coelho.

Já em seu terceiro ano de filosofia (2015), ainda em São Carlos, trabalhou na paróquia de São José, com o pároco dessa comunidade, Pe. Aymoré Saturnino Rocha Júnior.

Mais um passo era dado (2016), agora rumo a ciência da Sagrada Escritura, foi morar no Seminário de Teologia, São Carlos Borromeu em Campinas e designado para sua pastoral em Bocaina, na paróquia de São João Barista, com o pároco Pe. Paulo Borges.

Em seu segundo ano de Teologia, desempenha seus trabalhos nas paróquias: São Cura D’ars e Santa Helena, como também na paróquia de Santo Antônio, na cidade de Jaú. Seus respectivos, vigário e pároco eram: Pe. Helder Emanuel e Pe. Armando Valencise.

Em 2018, no seu terceiro ano, para desempenhar seu estágio pastoral é enviado novamente para São Carlos, na paróquia de Nossa Senhora do Carmo, com seu pároco Pe. José Antônio Pachielli. Diretamente pode atender e viver ricas experiências com o povo de Deus nas celebrações das exéquias.

Ao iniciar o ano de 2019, vai para Araraquara, na paróquia de Nossa Senhora das Graças, com o Pe. João Roberto Campanini, seu diretor espiritual. Um ano de grandes lutas, sobretudo na academia, no que diz respeito a conclusão dos estudos de teologia, para avaliação final do curso.

Assim ele compreende que todo o itinerário foi designo e vontade divina, pois sabe que tudo o que viveu e está a viver, em seus dias é muito maior do que queira ou mereça, é Graça de Deus!