Diocese São Carlos ago 3, 2018

Seminário de Teologia celebra posse de seu novo Reitor

Por Seminarista Giovani Teixeira Ballione. Foto Seminarista Ueriques Oliveira Santos.

No final desta manhã, 03 de agosto, em celebração presidida por Dom Paulo Cezar Costa e concelebrada por Dom Eduardo Malaspina, bispo auxiliar, Pe. Marcos Ghidelli, vigário geral, reitores dos seminários e diversos presbíteros e diáconos, o Padre Antonio Aparecido de Marco Filho foi empossado reitor do Seminário de Teologia “Casa de Formação São Carlos”, de nossa diocese.

A celebração ocorreu nas dependências do Seminário de Teologia em Campinas. Dom Paulo Cezar iniciou a concelebração saudando o Bispo Auxiliar, os demais reitores, o reitor Pe. Antonio, seminaristas e agradeceu o empenho e a doação do Cônego Luis Celso de Souza Biffi, antigo reitor e do Pe. Marcos Ghidelli, vigário geral, que administrou o seminário durante o período de transição.

Em seguida, Dom Eduardo proferiu a leitura da provisão de nomeação de reitor e o Pe. Antônio Aparecido de Marcos Filho fez sua profissão de fé. A celebração seguiu como costume. Dom Paulo Cezar, em sua homilia ressaltou que “o seminário é a casa de formação de profetas, homens que amam e vivem a Palavra de Deus e deixam-se formar por ela”, referindo-se a Jesus, que no evangelho era renegado por seus concidadãos pelo conhecimento da Palavra e testemunho.

Após o Evangelho, o novo reitor renovou sua profissão de fé e Dom Paulo o acolheu, convidando-o a ocupar a sédia, lugar de onde presidirá a Eucaristia e animará a comunidade do Seminário de Teologia. O Bispo Diocesano convocou o novo reitor a ser imagem do Bom Pastor para os seminaristas.

No final da celebração, Pe. Toninho, tomando a palavra, agradeceu a Dom Paulo e a Dom Eduardo a confiança e renovou seu consentimento à vontade de Deus em sua vida, manifestada no pedido de Dom Paulo para assumir a reitoria, como também agradeceu a presença dos demais presbíteros. Em nome da casa, o seminarista Daniel Lavandoski acolheu o novo Reitor e agradeceu a presença sempre paterna de Dom Paulo junto aos seminaristas. A celebração encerrou-se com um almoço de confraternização no seminário.