Pe. Rubens abr 19, 2021

Seminário de Teologia celebra 40 anos de sua criação

Com informações e fotos: PasCom Seminário de Teologia

O Seminário de Teologia de nossa Diocese, “Casa de Formação São Carlos Borromeu”, situado na Cidade de Campinas, celebrará nesta semana o seu quadragésimo ano de fundação. A primeira atividade nesta casa de formação ocorreu no dia 19 de fevereiro de 1981.

Assim se expressava Dom Constantino Amstalden sobre o Seminário de Teologia, em sua inauguração: “A Casa de Formação São Carlos é um residência familiar e particular, mas é também uma Casa de formação para a última etapa da caminhada ao sacerdócio de nossos seminaristas de teologia. É, pois, um Seminário segundo as normas da Igreja, onde deve reinar um clima favorável à formação intelectual, humana, espiritual e apostólica de cada um dos futuros Ministros de Deus e agentes qualificados de pastoral de nossa Diocese”.

São João Paulo II ensinava que a formação teológica dos futuros padres deve levar o seminarista, estudante de teologia, a possuir uma visão das Verdades reveladas por Deus em Jesus Cristo e da experiência de fé da Igreja que seja completa e unitária. Durante todo o tempo de sua vivência na comunidade do Seminário de Teologia, o vocacionado é chamado a, constantemente, realizar essa experiência do encontro com Deus em sua vida: seja através dos estudos acadêmicos, seja através da convivência fraterna, bem como das atividades pastorais.

Nesse contexto, a Casa de Formação assume um significado muito importante, pois é ela, por meio da equipe de formação, que articulará todas as dimensões formativas (dimensões humano-afetiva, espiritual, intelectual e pastoral), favorecendo assim a configuração do futuro sacerdote a Cristo, o Bom Pastor, que conhece as suas ovelhas, dá a vida por elas e vai a procura daquela que se extraviou (Cf. Jo 10, 14-17).

Com isso, torna-se verdadeira a frase: “o Seminário é o coração da Diocese”, pois é o local onde os seminaristas são formados de acordo com o Coração de Jesus, atentos aos ensinamentos da Igreja e às necessidades de nossas Comunidades. O Seminário deixa de ser apenas um conjunto de construções, mas um local de forte vivência e experiência do Ressuscitado.

Breve Resumo do Seminário de Teologia: “Casa de Formação São Carlos Borromeu”.

Em 1978, por decisão dos bispos da Província Eclesiástica e mediante a necessidade da Igreja, estabeleceu-se a criação do Instituto Teológico de Campinas “Paulo VI”. Para os alunos desse instituto, que viriam dessas supraditas dioceses, cada uma deveria erigir uma casa, para seus candidatos viverem em comunidades. Assim, em 1980 a Diocese de São Carlos adquiriu, sob expressa preocupação e engajamento de Dom Constantino Amstalden, uma casa familiar, que foi adaptada e iniciou suas atividades em 1981.

Naquele mesmo ano, dia 25 de março, ficou estabelecida a solene inauguração e bênção da casa. Com o passar do tempo se foi constatando que, pelo número grande de vocações que bimbalhavam na Diocese, essa casa tornou-se insuficiente para atender a todos. Desse modo, em 1997, foi construída uma nova casa, em terreno anexo a esse em que se situava a casa antiga. Inaugurada em 1998, a nova casa conta com 12 quartos, 6 banheiros, 4 suítes, capela e sacristia, sala de reuniões, refeitório com alpendre, secretaria e cozinha. Ainda hoje, essa casa é a principal do complexo. Nas festividades de sua inauguração recebeu a bênção papal, concedida pela visita do Núncio Apostólico, Dom Alfio Rapisarda.

Ainda hoje, a Casa de Formação São Carlos Borromeu é a responsável por receber a comunidade dos seminaristas de Teologia, que cursam a faculdade na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. O atual reitor, padre Antônio de Marcos (Toninho), conta com o auxílio do padre Rene José como moderador espiritual para guiar e orientar a comunidade de 22 jovens seminaristas que se dividem entre as quatro etapas da formação em que esta subdividida a Teologia (Etapa de Configuração). Com grande alegria e entusiasmo a comunidade prepara o festejo dos quarenta anos de fundação da Casa por onde passaram mais de uma centena de jovens vocacionados, que chegaram a termo ou não, da ordenação presbiteral.

Serviço:

Nos dias 19, 20 e 21 de abril, teremos a celebração do tríduo alusivo ao jubileu de criação do Seminário, com a participação dos três últimos reitores. As Celebrações serão às 18h, e podem ser acompanhadas através da página do Facebook do Seminário:  http://www.facebook.com/SeminarioSaoCarlos

Na quinta-feira, 22 de abril, às 18h, Dom Eduardo Malaspina, Administrador Diocesano, presidirá Solene Eucaristia em ação de graças por esta data jubilar. Essa também será transmitido via Facebook.