Diocese São Carlos abr 9, 2015

Semana Santa em Trabiju volta a ter encenação da Via Sacra

A programação da Semana Santa em Trabiju teve, após 12 anos, a encenação da Paixão e Morte de Cristo, na Sexta-Feira Santa, que emocionou um público de cerca de 500 pessoas. Mas toda a programação começou no domingo, 29 de março, com a procissão e missa de ramos. Na segunda-feira, dia 30, teve a procissão do encontro, saindo da matriz, e sermão das sete palavras. Na terça foi celebrada a missa dos doentes, oração ao santíssimo e teve confissão para as crianças. Na quarta, aconteceu a missa dos santos óleos e confissão dos jovens da primeira eucaristia. . Na quinta-feira santa, dia 2, foi celebrada a missa da instituição da eucaristia e do lava-pés, com vigília até a meia-noite.

A Sexta-Feira Santa foi marcada pela vigília eucarística, adoração da cruz, celebração da paixão de Cristo e procissão do Senhor morto. O ponto alto da celebração foi às 15h. No sábado houve a celebração das dores de Maria e missa da vigília Pascal. O domingo de Páscoa teve a missa da ressurreição e batizados.

Depois de um intervalo de 12 anos e organizado pela Paróquia de Trabiju e Ministério da Música Vida Nova, aconteceu a via sacra com a encenação do calvário de Jesus, culminando com a encenação da crucificação e ressurreição. Segundo os organizadores cerca de 500 pessoas assistiram a apresentação. O grupo de atores contou com 30 pessoas e o Cristo foi interpretado pelo jovem João Victor Guidelli. Os figurinos foram confeccionados pelo FUSS (Fundo Social de Solidariedade) através da Escola da Moda.

Desde sua chegada em Trabiju, o padre Ricardo Alexandre vem inovando e com isso cativando cada vez mais fiéis e principalmente trazendo a juventude para a igreja. Segundo informações obtidas junto à comunidade, todas as missas por ele celebradas vem atraindo muita gente, inclusive com pessoas do lado de fora da igreja, que não comporta a todos os fiéis.

A encenação da Paixão de Cristo teve cenas que emocionaram aos presentes principalmente a da crucificação e a de Jesus subindo ao céu. Os organizadores agradeceram a presidente do FUSS, Carol, e ao prefeito Fabricio Vanzelli, pelo apoio que ambos tem dedicado aos eventos organizados pela paróquia de Santana e são Benedito.

O padre Alexandre disse ter ficado muito satisfeito com tudo que aconteceu durante a programação da Semana Santa e orgulhoso com o desempenho dos atores que encenaram a via sacra. “Tudo isso é motivo de muito orgulho para nós. Digo em meu nome e do diácono Márcio. Estamos há pouco tempo na cidade e já pudemos colher ótimos resultados de um trabalho tão recente mas que provou estar dando bons frutos”, disse o pároco.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Trabiju