Pe. Rubens set 29, 2023

Semana Nacional da Vida começa neste domingo (1º)

Da Redação;

As dioceses, paróquias e comunidades de todo o país começam a celebrar a Semana Nacional da Vida a partir deste domingo (1º). A iniciativa é proposta pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste ano, o tema será “Adoção: Amor com laços do coração” e as reuniões devem ocorrer entre os dias 1° e 7 de outubro. O Dia do Nascituro será celebrado no dia 8.

De acordo com o bispo de Campo Mourão (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, dom Bruno Elizeu, o tema desta Semana Nacional da Vida vem para conscientizar as nossas famílias e comunidades da importância da adoção na vida e na missão da Igreja.

“Essa Palavra se cumpre em nós, por que Deus nos tomou como seus filhos. Um Deus que é Pai e nos ama tanto que enviou o seu próprio Filho para nos salvar. A adoção é uma iniciativa que Deus nos impulsiona a acolher em nossas vidas outras vidas, um amor generoso, fato que representa o seu amor no meio de nós”, disse o bispo.

O assessor da Comissão e secretário executivo Nacional da Pastoral Familiar, padre Rodolfo Pinho, destaca que, com o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que pode descriminalizar o aborto no Brasil (ADPF 442), a discussão sobre a adoção se faz necessária.

“É um tema que nos faz defender, ainda mais, a vida desde a concepção até o seu fim natural. A adoção para as famílias que não desejam ter o filho pode ser uma verdadeira resposta a esta discussão sobre o aborto. Por isso, a Igreja incentiva e propõe a reflexão como forma de proteger essas crianças, que poderão encontrar um lar para ser acolhidos e amados”, comentou padre Rodolfo.

Conheça os temas propostos na Semana Nacional da Vida

1º Encontro – Adoção: um projeto de Deus!
2º Encontro – Adoção: alargar os vínculos da carne e do sangue
3º Encontro – O amor que adota é dom de Si
4º Encontro – Adoção é uma forma de caridade
5º Encontro – Adoção, gesto concreto em favor da vida
6º Encontro – Adoção, a fecundidade do amor
7º Encontro – A adoção enriquece a família
8º Encontro – Direito de nascer e ser acolhido em uma família

Ações

A cada celebração dos encontros, registre o momento nas redes sociais, utilize a hashtag #SNV2023 e marque o perfil da Pastoral Familiar @pastoralfamiliarcnbb.