Diocese São Carlos abr 11, 2018

Secretaria de Comunicação da Santa Sé presente na Assembleia Geral da CNBB

Da Redação, com informações da CNBB

Silvonei José, responsável pela redação em português do Brasil na Secretaria de Comunicação da Santa Sé, voz conhecida há quase 30 anos na Rádio Vaticano, está presente na Assembleia dos bispos em Aparecida (SP). Ele também difunde as notícias em outros idiomas.

Secretaria de Comunicação

Fruto de reformas promovidas pelo Papa Francisco, a Secretaria de Comunicação da Santa Sé reúne os antigos departamentos dedicados à comunicação no Vaticano: Rádio Vaticano, Sala de Imprensa, Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e outros.

Atualmente, a Secretaria é coordenada pelo Monsenhor Lúcio Ruiz. Em novembro do ano passado, em evento sobre comunicação no Rio de Janeiro, ele falou da vocação de todos, neste mundo de hoje: “Toda pessoa é chamada por Deus para ser a melhor versão de si mesma, por amor e serviço aos outros, seguindo o modelo de Jesus Cristo. E para cumprir este sonho, são necessárias pessoas livres. Deus não quis automatizações muito disciplinadas que executem mecanicamente tarefas atribuídas. Ele quer filhos e filhas que aceitam livremente o chamado amoroso para viver no amor e no serviço”, enfatizou ao destacar a finalidade da formação integral do homem, que, nos dias atuais, tem sua fonte também em dispositivos eletrônicos e não apenas na família, escola e Igreja“.

Mons. Ruiz, ponderou ainda sobre a realidade da comunicação: “Há três grandes desafios da atualidade – a realidade virtual, inteligência artificial e robótica – o representante do dicastério romano salientou, como na era digital, a questão da pessoa humana, da liberdade e da autenticidade não pode deixar de enfrentar argumentos que desafiem sistematicamente tudo o que já foi afirmado no campo antropológico e filosófico”.

E finalizou: “De fato, o grande desenvolvimento da ciência e da tecnologia e o surgimento de novas correntes de pensamento baseadas nesse desenvolvimento precisam repensar, re-compreender e re-posicionar o homem em face do novo”, e terminou com a seguinte provocação: “Estamos usando a técnica para o homem ou homem para a técnica? Quem estava no centro do interesse?”.

Portal Vatican News

Silvonei apresenta o resultado do seu trabalho de cobertura jornalística no portal do Vaticano (vaticannews.va). Nesta quarta-feira, ele publicou duas matérias sobre o início da assembleia. Na primeira, ele conversa com o Reitor do Santuário Nacional, P. João Batista, sobre os preparativos para receber os bispos. Na segunda, Silvonei bate um papo com P. Rafael Vieira, assessor de imprensa da CNBB sobre os planos para acolher os profissionais de comunicação interessados em registrar a assembleia do episcopado brasileiro.