Diocese São Carlos out 19, 2023

SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA – PADROEIRO DO BRASIL

SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA – PADROEIRO DO BRASIL

Por Redação Central da ACI Digital

Nasceu em 1499, em Alcântara, na Espanha, e desde pequeno cultivou a oração. Estudou na Universidade de Salamanca, onde descobriu sua vocação e decidiu entrar para a Ordem dos Franciscanos, embora seu pai desejasse que ele seguisse carreira na área de Direito.

Pedro foi ordenado sacerdote e se tornou exemplo de uma vida dedica à oração, ao jejum, ao desapego dos bens materiais e severo exercício de penitências e mortificações. Usava um hábito surrado e tinha poucas horas de sono por dia.

A fim de que os religiosos vivessem mais a mortificação, oração e meditação, são Pedro de Alcântara fundou o ramo franciscano de “estrita observância” ou “Alcantarinos”.

Entre seus amigos, encontram-se são Francisco de Borja e santa Teresa D’Ávila, de quem foi diretor espiritual e apoiou nas reformas da Ordem das Carmelitas.

Aos 63 anos, em 1562, morreu de joelhos, dizendo as palavras do Salmo 121: “Que alegria quando me vieram dizer: Vamos subir à casa do Senhor”.

Santa Teresa D’Ávilla disse que são Pedro de Alcântara apareceu para ela após sua morte e disse: “Felizes sofrimentos e penitência na terra, que me conseguiram tão grandes recompensas no céu”.

Durante sua vida, sendo um notável pregador, foi o confessor do rei dom João III, de Portugal. Tornou-se, mais tarde, o santo de devoção da Família Real. Seu nome, Pedro de Alcântara, foi escolhido como nome de batismo dos dois imperadores do Brasil – dom Pedro I e dom Pedro II.

Foi dom Pedro I quem solicitou ao papa que proclamasse são Pedro de Alcântara padroeiro do Brasil. E, assim foi feito, em 1826, pelo papa Leão XII.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.