Pe. Rubens jul 14, 2021

Salesianos celebram 138 anos de presença no Brasil

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

O dia 14 de julho de 1883 marca a chegada dos primeiros salesianos em terras brasileiras. Em 1875, Dom Bosco enviou o primeiro grupo de salesianos à América do Sul, na Argentina.

“A primeira terra americana em que os salesianos pousaram o pé foi o Brasil. Isto aconteceu em 1875, quando a assim chamada Primeira Expedição Missionária, que Dom Bosco enviou à Argentina, passou pelo Rio de Janeiro, capital do Império do Brasil” (MARCIGAGLIA, 1955, p.13).

Em 14 de julho de 1883, vieram finalmente os Salesianos para o Brasil e foram recebidos com extraordinária amabilidade pelo Imperador Dom Pedro II que demonstrava o maior interesse pelas obras salesianas. A primeira delas foi a fundação do Colégio Santa Rosa de Niterói. (MARCIGAGLIA, 1955, pp.17-19).

As oficinas do Colégio Santa Rosa marcaram época. O trabalho educativo com as Escolas Profissionais iniciava-se em julho de 1885, com as oficinas de tipografia, encadernação, alfaiataria, sapataria e carpintaria. As Escolas Profissionais Salesianas de Niterói foram pioneiras no âmbito privado, sendo precedidas apenas por duas instituições semelhantes no tempo do Império.

NA DIOCESE

Em São Carlos, os Salesianos chegaram em 05 de fevereiro de 1978. O trabalho social, conhecido então como Educandário, teve início em outubro de 1949. No início o trabalho era apenas de acolhimento institucional. A partir de 1992 deu-se início as atividades de contraturno escolar (PROVIM), Pensionato para jovens, Cursos Profissionalizantes, Escolinha de Futebol e, a partir de 1999, um trabalho com Medidas Socioeducativas (Liberdade Assistida, Prestação de Serviço à Comunidade e Semiliberdade em 2001).

Atualmente com 02 núcleos do PROVIM, o SALESIANOS SÃO CARLOS atende crianças, adolescentes e jovens. Atua em parceria com o Poder Público Municipal, o Poder Judiciário e o Conselho Tutelar. Seu atual diretor é o Padre Dílson Passos.

A proposta pedagógica da Instituição visa garantir a educação integral dos atendidos, propiciando-lhes um processo educativo fundamentado na razão, que respeite a diversidade religiosa do educando e reafirme a importância de se ter uma religião, bem como o desenvolvimento de laços de amizade e respeito entre educadores e educandos, por meio do amor educativo.

Clique aqui e saiba mais: